Será no dia 6 de junho, a partir das 19h, na Biblioteca Municipal (Palácio das Águias) o evento de lançamento do livro que conta a trajetória de Teresinha de Carvalho. “Memórias de um delegado de saias”, uma autobiografia da delegada de polícia e incansável defensora dos direitos das mulheres, traz relatos cômicos e comoventes de um tempo em que lugar de mulher era em casa e não em uma delegacia de polícia.
Da infância em Socorro a vereadora mais votada de Campinas
Mineira da cidade de Bueno Brandão, onde seu pai, foi Prefeito, Teresinha de Carvalho passou sua infância e adolescência na cidade de Socorro. Aos 15 anos já fazia um programa de rádio, na Rádio Nossa Senhora do Socorro. Mesmo não sabendo, certamente já aninhava, precocemente, seus primeiros anseios políticos.
Ingressou na Polícia Civil aos 18 anos, como escrivã, cargo que embasaria, ao depois, sua carreira policial. Em 1986 tonou-se Delegada de Polícia. Sua pioneira e profícua atuação se deu na cidade de Monte Mor, onde ficou conhecida como “o xerife de saia”. Em 1988, assumiu a Delegacia de Defesa dos Direitos da Mulher, tendo lá permanecido até 1995, quando, então, foi lotada no 9° Distrito Policial, região do Ouro Verde em Campinas.
Foi eleita vereadora pela primeira vez, em 2000, como a mulher mais votada da história dos 200 anos de Campinas, e reeleita em 2004. Retornou à vida pública em 2016, como Assessora técnica na Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, de Campinas.
Sobre o livro
Da infância e juventude humilde no interior de São Paulo até o cotidiano periculoso como Delegada de Polícia, Teresinha de Carvalho traz ao leitor uma visão única e corajosa de sua vida. Desde dormir ao lado de um cadáver, tiroteios e relato de celebridade acusado de agressão, esta autobiografia não deixa lacunas sobre sua vida corajosa e pujante, além de entreter o leitor com passagens cômicas, trágicas e de superação pessoal e profissional.