O primeiro final de semana de abril chega com novidades através do projeto Socorro Destino Duas Rodas. No museu onde motos e bicicletas contam a história da paixão brasileira pelas duas rodas, no Centro Cultural Movimento, acontece em 1º de abril, o lançamento do livro Duas Rodas e uma Nação. “É a realização de um sonho, uma missão que teve início lá atrás, em parceria com meu pai, que não poderá ver sua conclusão infelizmente, mas que esteve em parte dos desafios e inspirou a fazer acontecer, assim como tantos amigos e parceiros que montaram na garupa nesta jornada”, comenta Carlãozinho Coachman, autor e coordenador editorial da obra.

Sem pretensão de ser o manual definitivo do assunto, o livro é enriquecedor para a cultura nacional, pois conta com registros que retratam desde o surgimento da motocicleta e das competições em duas rodas no país até a atualidade, são mais de 120 anos de história, um pouco de nostalgia e muita evolução. Competições, tecnologia e desenvolvimento do veículo em si e da indústria como um todo, dentre tantos assuntos para ver, ler e se encantar. Uma vasta coleção de modelos e depoimentos de quem é apaixonado por motos nas palavras de quem entende do assunto. “Não é a obra definitiva, nem completa, mas o início, e a nossa contribuição para que a história do motociclismo brasileiro não desapareça. Este é apenas o primeiro de muitos outros trabalhos que já estão a caminho”, continua Carlãozinho.

No sábado (2 de abril), o agito muda de lugar, mas ainda ali perto. Na “Praça do Amanhã” – onde está localizado o Centro Cultural Movimento (CCM) – será inaugurado o monumento Marco da Paz, idealizado pelo italiano Gaetano Brancati Luigi, com intuito de promover a conciliação e a amizade. Luigi presenciou o fim da II Guerra Mundial e, aos 12 anos, mudou-se para a Argentina até finalmente chegar ao Brasil, mais especificamente, se enraizando na Lapa, em São Paulo (1999).

Na capital, construiu o Marco da Paz. Um sino que remete as badaladas que sinalizavam aos moradores no entorno da igreja, o momento de se esconder devido aos bombardeios. O mesmo sino que foi tocado initerruptamente para anunciar o fim da guerra e, mais tarde, já em São Paulo, trabalhando próximo ao Páteo do Colégio, trazia lembranças com as badaladas do sino da igreja local. Por ocasião do destino, o sino foi roubado e Luigi levantou fundos para repor o item de tantas memórias. Em seguida o sino foi colocado ao alcance das pessoas, para que fosse tocado por quem passasse, sinalizando o desejo por paz. Desde então, inúmeras cidades pelo Brasil e países pelo mundo repetem o gesto, como: México, Argentina, Bolívia, Portugal, China, Uruguai e Itália.

Além dos eventos oficiais, Socorro deve receber grupos de moto como parte dos roteiros de passeios pela cidade, ciclistas, turistas e todo tipo de visitante que busca as belezas da Estância Turística que integra o Circuito das Águas Paulistas.

Serviço: Lançamento do livro Duas Rodas e uma Nação
Centro Cultural Movimento