Tem mais música instrumental em Socorro neste domingo (10/03), no Centro Cultural, às 20h, com o Duo Giardini. Ele é composto por Adriana Holtz (violoncelo) e Luiz Amato (violino). Os músicos que já estiveram em Socorro acompanhando o violonista Daniel Murray no ano passado, vêm agora mostrar seu trabalho “A Rigor”. A apresentação é gratuita, vale a pena conferir!
Embora não muito usual, o dueto para violino e violoncelo detém um lugar de destaque no seleto repertório da música instrumental. Talvez devido à combinação de timbres, à grande tessitura que a junção proporciona, o resultado sonoro é sempre muito interessante. Ravel, talvez um dos maiores orquestradores do séc. XX, é um dos compositores que sucumbiram, juntamente com o folclorista Kodály, às qualidades do duo, ambos criando peças emblemáticas do repertório na formação. A proposta do Duo Giardini é realizar uma amostragem musical dos principais períodos da história, quer seja a rica música instrumental brasileira, quer seja a vertente denominada crossover, que reúne diversas vertentes da música produzida no mundo.
O Duo surgiu em 2003 através de uma proposta de apresentação realizada na Pinacoteca do Estado de São Paulo. A partir de então muitas outras oportunidades surgiram.
DUO GIARDINI
Adriana Holtz é natural de Sorocaba. Iniciou seus estudos de violoncelo em 1987 no SESC Consolação e cursou o Conservatório Dr. Carlos de Campos em Tatuí. Participou dos Festivais de Música de Curitiba, Londrina, Tatuí e Campos do Jordão. Formou-se no curso de Licenciatura em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, tendo estudado com Robert Suetholz e Antonio Lauro Del Claro. Foi primeiro violoncelo da Orquestra Experimental de Repertório (1994-1997), integrante da Orquestra Jazz Sinfônica, da Camerata Fukuda, do Grupo Cello em Sampa e da Orquestra de Câmara Villa Lobos. Foi professora da ULM – Universidade Livre de Música e do Conservatório Musical Villa Lobos em Osasco, onde formou-se pianista. Atualmente é integrante da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo).
Luiz Amato Luiz Amato é natural de São Paulo, violinista e professor. Bacharel pela USP realizou Mestrado e Graduate Diploma pelo New England Conservatory de Boston (EUA). Em 1996 doutorou-se pela Universidade da Califórnia em Santa Barbara (EUA) e, durante esse período, foi membro do quarteto de cordas em residência desta universidade, com o qual participou de vários festivais e concertos pelos Estados Unidos, Europa e Brasil. De volta ao Brasil, Amato integrou, o Quarteto de São José dos Campos e Municipal da Cidade de São Paulo – com quem ganhou respectivamente em 1997 e 2001, o prêmio APCA, na categoria Melhor Grupo de Câmara do Ano. Foi spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, da Amazonas Filarmônica e da Orquestra Jazz Sinfônica. Em 2006 gravou o CD “Abstrações” com o Grupo Quintal Brasileiro, CD este indicado pelo Prêmio Toddy de Música Independente como um dos melhores do ano na categoria instrumental. Ex- diretor Artístico da Orquestra de Câmara da UNESP, atualmente Luiz é professor da UNESP.
Link para o álbum “Em casa com Jacob” https://tratore.ffm.to/emcasacomjacob
Instagram: Duo Giardini (@duogiardini) • Fotos e vídeos do Instagram
Link Youtube: playlist Duo Giardini