Amamentar é criar laços. No momento mais mágico na vida de uma mulher, os sintomas físicos e psicológicos podem atrapalhar essa relação mãe e filho e, por isso, muitas mulheres, por falta de informação, deixam de viver essa experiência. Entrevistamos a enfermeira Luana Artioli, que presta consultoria em amamentação para falar sobre o assunto. Acompanhe:
Formada há dezesseis anos, Luana atuou em Posto de Saúde, Unimed, hospitais de Socorro e Bragança Paulista, sempre no atendimento primário e saúde pública. Seu último cargo nos ultimos 4 anos foi a coordenação do centro cirúrgico e pré-parto do HUSF. Casada e mãe de duas meninas, a ginecologia e obstetrícia sempre foi sua paixão, desde a faculdade, esperando a hora certa de se apresentar.
E no dia 24 de fevereiro de 2022, os planos mudaram com uma decisão muito importante de Luana, que viu nas vendas com seu marido, uma oportunidade de empreender: foi aí que despertou o desejo em fazer consultoria para gestantes, além de trabalhar com a laserterapia e atender um grande público.
Com as gestantes, a enfermeira Luana faz todo o acompanhamento, desde o ‘positivo’ até os dois meses de vida do bebê, com visitas à domicílio e online, abordando temas relacionados à gravidez, amamentação, pré e pós-parto, tirando dúvidas gerais e oferecendo todo o apoio que é necessário neste momento. A consultoria segue até os dois meses de vida do bebê, podendo ser estendida, conforme a necessidade da mãe, além do apoio remoto.
A conversa envolve toda a rede de apoio da futura mamãe: pai da criança, avós, tios… para que auxiliem na mudança de hábitos quando o bebê chegar. “A cada atendimento, conheço um universo particular e as descobertas de cada pai e mãe. É incrível acompanhar a gestante e ver a criança crescendo bem, sabendo que fiz parte desse momento tão importante”, ressalta.
A procura no pós-parto é grande: com dificuldades na amamentação, muitas mulheres precisam de orientação sobre a pega correta, posicionamento do bebê e as possíveis dores e desconfortos, que geralmente são resolvidos com informação e cuidados com a pele.
E na área de enfermagem dermatológica, Luana Artioli também é especialista e trabalha com a laserterapia: um tratamento eficaz para cicatrização, muito usado em pacientes com feridas de difícil cicatrização, pós-operatório e em lactantes.
Para 2023, Luana planeja inaugurar em janeiro seu consultório de atendimento materno infantil voltado para o binômio mamãe e bebê. Os atendimentos na Clínica Aura e na Clinica CEI seguem normalmente, assim como a consultoria online para o público de outras cidades, até do exterior que também tem procura. Além da clínica, a enfermeira lançará sua plataforma de e-commerce e em breve muito mais novidades para Socorro e região.
No Instagram, siga @enfermeiraluanaartioli.