O Teleférico de Pedreira está sendo revitalizado, com as obras em fase de finalização. O ponto turístico, que por quase vinte anos ficou desativado, passará a atender população e turistas para apreciar a vista de mais de dez cidades da Serra da Mantiqueira.

Foram investidos mais de R$ 1,5 milhão e o convênio para a obra foi assinado pelo DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), Prefeitura e a empresa Eco & Eco.

 “Foi realizada uma série de modernizações e adequações as Normas Brasileiras de Regulamentação (NBRs) para tornar a atração mais eficiente, sustentável e segura para os turistas, além da reforma há um plano de manutenção para que o sistema permaneça em ótima performance por um longo tempo”, disse Wilson Miguel, gestor de Projetos de Inovação no Grupo Eco & Eco.

Para que o teleférico ficasse totalmente seguro, foram necessários a troca de mais de 570 metros de cabos de aço que sustentam as cadeiras, além disso foi feita a reforma completa das torres de sustentação. As etapas realizadas envolveram toda parte de projetos (arquitetônico, mecânico, civil, elétrico, automação, SPDA, AVCB etc).

O projeto nasceu da união de esforços da Prefeitura de Pedreira, Conselho Municipal do Turismo, Câmera de Dirigentes Lojistas de Pedreira CDL e outras entidades, que planejam outras melhorias no local como a construção de sanitários, lanchonete, paisagismo, playground, implantação de relógio de flores e de um deque sombreado por um pergolado no entorno da lanchonete.

As obras estão quase 100% concluídas, faltam apenas algumas ações para a finalização completa como o ajuste das redes de energia. Após esse passo, será lançado o edital de concessão da operação para a iniciativa privada.

O teleférico poderá receber até 250 pessoas por hora. O preço dos ingressos e a data de inauguração oficial serão definidos depois de todas essas etapas serem concluídas.

Com informações da Vira Comunicação