Fotos: Léo Tavares

Foi num ambiente de muita emoção, resgate histórico, reverência a personagens importantes e orgulho por estar fazendo e contando história que ocorreu, na quinta-feira, dia 4 de agosto, no belíssimo Centro Cultural Movimento (CCM), a abertura da exposição “40 x Independência”, em referência aos 40 anos do Enduro da Independência (EI).

Com a presença do prefeito de Socorro, Ricardo Lopes, do curador do CCM, Carlãozinho Coachman, do coordenador do EI, Lúcio Pinto Ribeiro, de secretários municipais, do mascote da prova, Euclydes, convidados e apaixonados pelas duas rodas, a tarde foi também de surpresa. Em plena cerimônia de abertura, Carlãozinho foi interrompido por um convidado-surpresa: Giancarlo Alves Faria, de São José dos Campos, que entrou no salão com uma moto Agrale da década de 80.

O Prefeito Ricardo Lopes e os secretários fizeram questão de ressaltar a parceria entre o Município e a organização do EI, consolidada em anos difíceis de pandemia, e renovada este ano com novidades importantes. Além de sediar a largada da prova, no dia 6, Socorro estará recebendo pilotos, apoios e familiares a partir do dia 3, para que todos possam desfrutar do fim de semana anterior à disputa na região paulista privilegiada pela natureza.

Promover a exposição histórica do Independência no recém-criado CCM (foi inaugurado em novembro de 2021) também é motivo de comemoração. Lúcio Pinto Ribeiro e Carlãozinho demonstram entusiasmo pelo fato de a exposição ficar em cartaz até o dia 2 de outubro.

Lúcio aproveitou a solenidade para destacar o aspecto que vem ganhando força nas edições mais recentes: transformar o Enduro da Independência, que já é considerado imperdível pelos pilotos, um evento imprescindível também para familiares, equipes de apoio dos pilotos e amantes da modalidade.

“Teremos 300 pilotos de todo o Brasil durante cinco dias de prova e em cada um dos lugares por onde vamos passar as cidades estarão preparadas para recebê-los da melhor forma, tornando o evento ainda mais especial nesta edição histórica”, destacou o coordenador.

Fotos, banners, troféus, roupas de trilha e diversas atrações com registros históricos integram a exposição. Há homenagem especial a quatro pessoas importantes na trajetória de 40 anos: são destacados, na exposição, Adhemar Euclydes, piloto que disputou cada uma das 39 edições e está representando todos os participantes; Jomar Grecco, cinco vezes campeão da prova, representando todos os campeões, em diferentes categorias; Téo Mascarenhas, um dos idealizadores do primeiro EI, em 1983, representando todos os organizadores; e Ladislau José Lacerda, o Didi, que exerce diversas funções nos bastidores da trilha desde o primeiro EI até hoje, de forma ininterrupta, representando todos que já contribuíram com a estrutura da prova. 

Misto Quente Comunicação
Para O Município