O Polo de Transformação e Inovação Digital do Circuito das Águas apresentou os três vencedores do 1º Pitch Day do Circuito das Águas. Dentre eles, dois projetos de Socorro: IPVAGIL e Copaíba.
O projeto ganhador da IPVAGIL é de solução para serviços de despacho e outros. E o da Copaíba é a Carteira de Carbono Neuro, um aplicativo de sensibilização e carteira digital de emissão de carbono. O terceiro foi a Arazul – Fonte proteica alternativa para produção de ração animal – Agro/ ESG.
O objetivo do evento foi oferecer uma chance para as mentes mais brilhantes da região para mostrarem seus talentos e receberem recursos para transformar suas ideias em negócios. Agora, os ganhadores vão integrar a “Water Valley”, incubadora completa do Polo de Transformação e Inovação Digital do Circuito das Águas, recebendo apoio para se tornarem potências no mercado.
Foram 28 projetos inscritos no total, com oito semifinalistas que puderam apresentar seus projetos a uma banca de avaliação, no auditório da Unifia (Centro Universitário Amparense), em Amparo, com transmissão ao vivo pela página no Facebook do Polo.
“É o primeiro processo de seleção de startups que fazemos na região. Até o final deste ano, vamos anunciar uma nova rodada para projetos específicos. Queremos ser o celeiro para viabilizar as startups da região”, informa o presidente do Polo de Transformação e Inovação Digital do Circuito das Águas, Daniel Pellegrini.
IPVAgil
É uma startup que utiliza o despachante como um ponto de distribuição, fazendo a intermediação do negócio. Proporciona diversos serviços, com taxas que podem ser pagas em até 12x no cartão de crédito.
Surgiu em 2020, após um projeto piloto em Minas Gerais e Goiás. A carteira já conta com 40 despachantes clientes, que utilizam os serviços. Tem 5 sócios, todos amigos de infância: Fernando Reis, Ítalo Sartori, Leandro Genghini, Cesar Lecate e Decio Martins.
Carteira Digital de Emissão de Carbono – Copaíba
Lígia Soares, captadora de recursos, foi a responsável por apresentar a ferramenta, associada aos mais de 22 anos de trabalhos da Copaíba.
Além de trazer informações confiáveis, o aplicativo calcula a emissão de carbono e facilita o plantio de árvores, para a neutralização da emissão de cada pessoa. O usuário pode acompanhar desde o plantio até o crescimento da sua floresta e ainda receber um certificado validação internacional de crédito de carbono. Em média, hoje cada pessoa emite 9 toneladas carbono/ano (consumo e deslocamento), assim, cada um de nós precisaria plantar 50 árvores/ano ou 4 arvores/mês.
“Estamos respirando 2 vezes mais dióxido de carbono do que há 2 décadas atrás. Essa emissão gera aquecimento global e perda de biodiversidade. A falta de florestas nos deixa sem segurança hídrica, energética e alimentar. Sendo que uma das mais importantes “tecnologias” para o esfriamento global é o plantio de árvores”, justificou Lígia.
Parte do recurso arrecadado pelo App será revertido para fomento à educação ambiental e as políticas públicas em defesa do meio ambiente.
O que é Pitch Day?
O Pitch é uma das maneiras de apresentar um projeto e, normalmente, tem por objetivo a venda de uma ideia ou de uma empresa para potenciais investidores. Os Pitchs costumam ser curtos e devem durar aproximadamente 5 minutos. Além disso, também devem conter informações que sejam capazes de atrair a atenção dos investidores.
Sobre o Polo
Criado e gerido pelo Instituto Inovação, o Polo de Transformação e Inovação Digital do Circuito das Águas tem o objetivo de gerar um ambiente de negócios capaz de atrair empresas de tecnologia e inovação e desenvolver pessoas qualificadas para trabalhar na indústria digital. O Polo conta com apoio da Investe SP (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) e Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo.
O Polo integra, nas áreas de transformação digital e inovação, os nove municípios do Circuito das Águas: Águas de Lindoia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.