O Projeto Cor-Ação, com a participação do Núcleo de Artes Plásticas e Visuais e apoio da Prefeitura de Socorro, através da Secretaria de Cultura, realiza a partir do dia 13 de junho a Exposição “Olha pro Céu, meu Amor” no Museu Municipal de Socorro “Dr. João Baptista Gomes Ferraz”.

Através de obras de artistas plásticos das cinco regiões brasileiras, além de artistas socorrenses, a mostra traz o tema colorido das noites juninas, do friozinho em volta da fogueira acolhedora que aquece os corações.

A cultura popular, com seus santos, a fé e o agradecimento pela fartura dos tempos da colheita compõem o espírito dessa época e está retratado nas obras deste recorte, muitas delas parte do acervo do Projeto Cor-Ação.

As danças típicas trazem alegria nesta época e os presentes na abertura serão convidados a participar da Ciranda de Roda. As delícias típicas das festas juninas, como o quentão, a pipoca e a paçoca serão servidas na abertura, a partir das 19h, aquecendo também os estômagos e criando uma atmosfera de confraternização em torno de uma mesa com receitas tão simples que fazem parte de nossa memória afetiva.

Cada festa junina é uma nova oportunidade de celebrar o amor, de dançar sob as estrelas e de viver momentos que aquecerão o coração.
Segundo a curadora, Rosângela Politano, na tradição popular, olhar para o céu sempre foi um símbolo de esperança e sonho, um convite a acreditar que há algo maior nos guiando.

Através de atividades propostas, os visitantes serão convidados a interagirem, escrevendo seus próprios pedidos, desejos e sonhos, para Santo Antônio, considerado o Santo casamenteiro e dos mais humildes. Os pedidos serão colocados na caixinha do Santo e vão compor um livrinho “Pedidos para Santo Antônio”, simbolizando a união da comunidade em torno da fé, das tradições e as aspirações de um futuro iluminado.

“Buscamos reacender a chama das nossas tradições e manter viva a memória de uma cultura rica e significativa”, resumiu Rosângela. E, para buscar mais longe seus sonhos no profundo universo, o visitante poderá admirar o infinito por um telescópio instalado sob o céu estrelado no andar superior do museu.

Com a curadoria de Rosângela Politano e Lucas Cruz e coordenação geral de Cuca Jorge, Índio da Cruz, Valeria Tavares, Silvana Calil e Regiane Takahashi, a mostra é parte do projeto desde 2024 e se encontra na sua segunda edição.

Serviço:
Exposição Olha pro Céu, Meu Amor
Quando: do dia 13 de junho até 19 de julho
Onde: Museu “Dr. João Baptista Gomes Ferraz”, Rua Antônio Leopoldino , 185, Centro
Aberto de terça-feira a sábado, das 9h às 17 h com entrada franca
Visitas monitoradas podem ser agendadas pelo telefone (19) 99741-4345.