A exposição “NAÏFS; modernistas, contemporâneos, atemporais”, sob curadoria da socorrense Marinilda Boulay, abriu no sábado (9 de abril) com elegante coquetel nos Jardins do Museu de Arte Sacra de São Paulo e chega no Museu Municipal em julho dentro da programação dos seus 30 anos.
Artistas, críticos de arte, colecionadores, museólogos e autoridades presentes puderam penetrar no universo plural da exposição, que traz artistas de diversas partes do país, representativos da melhor arte naïf brasileira. Eles fazem homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Dentre estes artistas, os socorrenses, Elsa Farias, Vânia Cardoso, Zé (José Benedito Ferreira) e Marinilda Boulay, que também expõe, além de realizar a curadoria da mostra.
A exposição apresenta trabalhos em diferentes técnicas e suportes, como pinturas, colagens, desenhos, aquarelas, gravuras, esculturas, bordados, costura, modelagem, somando mais de 80 obras de 76 artistas.
A exposição vai até o dia 5 de junho, na Sala Metrô Estação Tiradentes do Museu de Arte Sacra de São Paulo, onde vem tendo um importante fluxo de visitantes. Ela chega em Socorro em julho com um número maior de artistas e de obras do que em São Paulo, e com presença da museóloga do Museu de Arte Sacra Beatriz Augusta Cruz presente para uma palestra durante o período da exposição, estreitando os laços entre os dois museus.
O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS / SP, é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A exposição em Socorro tem o apoio da Prefeitura Municipal através das suas Secretarias da Cultura e do Turismo, Museu Municipal, ComupC, e o ITC, Instituto Totem Cultural.
Serviço
Exposição: “NAÏFS; modernistas, contemporâneos, atemporais”
Tributo Naïf ao modernismo brasileiro
Curadoria: Marinilda Boulay
Período: Até 05 de junho de 2022.
Local: Sala Museu de Arte Sacra de São Paulo/Metrô – Estação Tiradentes
Grátis aos usuários do Metrô
De terça a domingo, das 11 às 17hs