Cultivar suculentas se tornou um hobby. São pequenas e ocupam pouco espaço. Na internet, vários blogueiros exibem seus lindos jardins, assim como nos apresenta hoje a socorrense Gilda Conceição de Oliveira Moraes, de 56 anos, da “Zilda Suculentas”.
Um hobby que começou há quatro anos, quando Gilda ganhou alguns vasinhos de sua filha, que também coleciona. Ela procurou por outras espécies e quando viu, já estava com uma verdadeira ‘plantação’.
No final de 2019, Gilda presenteou os participantes da Novena de Natal de sua comunidade com as suculentas. Os vasinhos caíram no gosto das pessoas, o que gerou várias encomendas para ela que também entregou arranjos e fontes.
“Percebi que poderia ser um negócio lucrativo, pelos menos tirar os meus gastos com vasos, terras, novas espécies de plantas, defensivos contra pragas e fungos, fertilizantes e cursos. Comecei a vender para amigos, parentes e vizinhos e para algumas floriculturas da cidade”.
A produtora procurou se especializar e fez vários cursos. Ela compartilha seus conteúdos na página “Zilda Suculentas”, que expandiu seus negócios para todo o Brasil.
Atualmente Zilda também cria conteúdo em seu Instagram com dicas de cultivo e informações sobre cada suculenta. “Hoje vendemos diretamente aos consumidores aqui na minha casa no bairro da Pedra Branca, pelo WhatsApp e pelo Instagram. Estamos construindo uma nova estufa para atender melhor os consumidores e ter mais espaço para o cultivo. Futuramente pretendo vender pela Shopee”, ressalta a empreendedora.
Cultivo e mercado
Existem milhares de espécies de suculentas e a cada dia, novas são descobertas. Em sua estufa, Gilda cultiva: Echeverias, Graptoverias, Seduns, Crassulas, Sedeverias, Hoyas, cactos, Aeoniuns, Semper Vivas, Sanseverias, Senécios, Kalanchoe e Agaves.
“Tenho mais de 700 vasos com plantas de todos os tipos. Algumas espécies adoram sol e outras não suportam a luz solar direta. Assim acontece também com a irrigação: algumas exigem rega abundante e periódica; outras por sua vez, se regarmos demais, elas morrem!”, ressalta.
O primeiro passo para um cultivo satisfatório é a terra: suculentas em geral gostam de um solo muito bem drenável. Normalmente as mudas podem ser vendidas cerca de um mês após o plantio. Mas Zilda sempre procura ter a certeza que as raízes estão boas e as plantas fortes o suficiente para ir para o novo lar.
“Apesar das suculentas serem conhecidas como plantas de fácil cultivo não é bem assim na prática. Oriento os consumidores dos cuidados e sempre pergunto qual local pretendem deixar a planta. Se terá sombra ou será mais ensolarado, assim já indico as plantas mais indicadas para esses tipos de ambientes”, comenta.
Depois de muita pesquisa, Gilda conta que chegou a um substrato bom para o plantio. Utiliza substrato pronto comprado em agropecuária, casca de arroz carbonizada, carvão triturado e perlita. Para ela, o mercado das suculentas no Brasil ainda está em formação.
“É novidade para a maioria da população, os maiores consumidores são aqueles que procuram as plantas para fins decorativos e lembrancinhas. Mas acredito que irá melhorar, levando em consideração que durante a pandemia muitas pessoas começaram a cultivar como uma terapia ocupacional”.
Por fim, cita o filósofo romano Marcus Tullius Cicero: “Se você tem um jardim e uma biblioteca, tem tudo o que precisa”. Isso porque enquanto uma biblioteca pode alimentar sua mente, a natureza pode alimentar sua alma. Você pode trazer uma parte da natureza para sua casa, introduzindo plantas suculentas fáceis de cultivar, e certamente você irá se apaixonar por esse mundo “suculento”.
Serviço – Encomendas pelo número (19) 99926-6781 e pelo Instagram Zilda Suculentas.