Em 1° de março de 1985 o então prefeito Valdir Bortolasso criou a Guarda Civil Municipal e, com o decorrer dos anos a corporação foi crescendo, aumentando seu número de integrantes; muitos tiveram a sua passagem e outros permanecendo, cada um dando o melhor de si, em prol da sociedade socorrense, protegendo-a e servindo-a.

Hoje, a família da GCM de Socorro é bem maior do que a que se iniciou, há 37 anos. A corporação conta com patrulhamentos rurais, por meio da EQUPAR; fiscalização de medidas protetivas, com a equipe da GEVID; motopatrulhamento no apoio tático, com a ROMO; um canil com cães adestrados para o combate ao crime (ATAC); equipes operacionais com serviços diários, que abrangem todas as ocorrências do dia a dia, por meio do atendimento no 153 e 3895-1085, que fazem plantão 24 horas.

Atualmente, à frente de todo esse trabalho está a Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão, Eli Salgueiro, o Comandante Anselmo de Moraes Ramos e Subcomandante Ednilson Aparecido Trainotti. “Gostaria de destacar também as relevantes atitudes do nosso prefeito, Ricardo Lopes, que vem fazendo grandes investimento, valorizando e dando todo o respaldo necessário que as nossas equipes precisam”, enfatizou a secretaria, parabenizando a corporação e agradecendo a população pelo apoio e colaboração ao trabalho dos guardas municipais de Socorro.