Uma ótima opção para viagens mais curtas – ou aproveitar algum feriado prolongado e que agora está em baixa temporada são as cidades de Caldas Novas e Rio Quente, em Goiás – destino ideal para quem curte calor e muita diversão.
Para quem quer relembrar o verão durante esses meses mais frios, Caldas Novas é uma excelente opção! Com média de 25°C durante o inverno, o destino goiano é perfeito para quem quer viajar com a família toda. O desembarque pode ocorrer tanto no aeroporto local, quanto em Goiânia, onde normalmente encontra-se voos mais econômicos.
Em relação à hospedagem, Caldas Novas possui inúmeras opções que atendem a todos os turistas. Eu escolhi a ‘Rede Prive’, que conta com um parque aquático exclusivo e uma excelente infraestrutura.
Logo no primeiro dia, conheci o ‘Water Park’, parque este que já está incluso no valor da diária da hospedagem. As instalações possuem várias piscinas, toboáguas e área infantil. Além, é claro, de restaurantes, permitindo que o visitante não precise sair das dependências do parque para se alimentar.
Localizado a 30km de Caldas Novas, o município de Rio Quente tem o maior atrativo do estado, o ‘Hot Park’. Com piscinas de águas naturalmente quentes, o parque é considerado um dos 10 melhores do mundo segundo a “Tripadvisor Travelers’ Choice 2022”.
Com destaque para a ‘Praia do Cerrado’, ‘Half Pipe’, ‘Turbilhados’ e ‘Lazy River’, o espaço conta com mais de 55km², por isso torna-se inviável conhecer todas as atrações em um único dia. Minha recomendação é que, assim como eu, sua viagem tenha dois dias separados para aproveitá-lo!
Uma grande dica é já deixar o transfer agendado antes mesmo de iniciar sua viagem, já que o táxi contratado na hora, para fazer o trajeto da hospedagem até o parque, não é muito vantajoso financeiramente. Assim como garantir o ingresso do parque antecipadamente, faz com que você evite filas.
Depois de três dias intensos aproveitando os parques aquáticos, o quarto dia é inteiramente destinado para conhecer mais da cidade. O roteiro começa no ‘Monumento às Águas’, cartão postal que chama atenção por sua exuberante beleza e rende excelentes fotos! Em seguida, caminhando cerca de 15 minutos, chegamos no ‘Jardim Japonês’, lugar que exala o clima de paz e harmonia.
É possível também separar um tempinho para visitar o ‘Casarão dos Gonzaga’, primeira residência da cidade que proporciona uma grande imersão na história local. Além da ‘Feira do Luar’ que acontece após às 18h e recebe diariamente inúmeras “barraquinhas” de culinária e artesanato goianos.
Nesta viagem, é imprescindível se atentar a hidratação e proteção solar, já que além do calor, o cerrado brasileiro tem um clima bastante seco. Aproveite a baixa temporada para conhecer um pouquinho mais do Centro Oeste brasileiro e desfrute desse destino imperdível!
*Andressa Scarpel é consultora de viagens. Em Socorro, também trabalha na Astur. Siga pelo Instagram: @andressascarpel