Continuando com os relatos da peregrinação que um grupo de socorrenses fez à Terra Santa e Itália, no mês de outubro, é Inesita Barghini Martins quem nos fala das emoções vividas em Veneza e Florença, na Itália, no 11º dia da viagem.
Fale, Inesita!
Nós, peregrinos da Terra Santa e Itália, juntamente com nosso diretor espiritual “padre Vicente”, após peregrinarmos em Padova, partimos rumo ao “Porto de Veneza”, para embarque até a Ilha de Veneza.
Veneza estende-se por uma área de 412 km², incluindo as ilhas de Murano, Burano e outras na lagoa de Veneza. É uma cidade rica em museus, praças e igrejas, tendo como a praça principal a “Praça de São Marcos”, onde visitamos a Basílica e Campanário de São Marcos. Dispõe, também, de outras praças denominadas campos e inúmeros palácios.
Veneza é um importante centro do catolicismo na Itália e, também, famosa pelos seus canais. A cidade foi construída sobre um arquipélago de 118 ilhas, formada por cerca de 150 canais, numa lagoa rasa. O transporte é feito inteiramente na água ou a pé, sendo o transporte público denominado “Vaporetto”.
O barco clássico veneziano é a gôndola, mais utilizada por turistas e, meio amedrontados e emocionados com a nova experiência, nela adentramos e fizemos um passeio maravilhoso, tendo o prazer de observar a Ponte dos Suspiros, de um lado um palácio e do outro uma prisão, entre tantas outras maravilhas.
Pela manhã do 11º dia, partimos em direção a Florença.
Florença é um município italiano, capital e maior cidade da Região daToscana, considerada por muito tempo a “Capital da Moda”.
Ela é conhecida como o berço do Renascimento Italiano, e uma das cidades mais belas do mundo. Florença é especial! Não só por suas ruas e construções medievais, mas também por seu caráter cultural.
Acho, que não há nenhuma outra cidade no mundo que abrigue tanta arte quanto Florença. Não só em museus, mas também em praças e edifícios. Apreciamos a vista panorâmica da cidade, visitamos a Catedral de Santa Maria dei Fiori, Campanário de Giotto, Batistério, Ponte Vechio e Piazza de Michelângelo.
Ela é, também, a cidade de “Dante Alighiere” autor da “Divina Comédia”, um marco da literatura universal, em cuja obra descreve sua cidade natal. Em Florença destacam-se belíssimas catedrais de épocas e estilos diferentes. A grande sinagoga, também conhecida como Templo Maggiore (Templo Principal) é considerada uma das mais belas da Europa. A cidade é cenário das obras de artistas do Renascimento, como Michelângelo e Leonardo da Vinci, entre outros. É, também, a cidade onde nasceram os Papas Leão X e XI, Clemente VII e VIII e Urbano VIII.
Passeando pelo comércio da cidade tivemos o privilégio de posar para uma foto ao lado da figura de “Pinochio”, personagem da história muito conhecida e escrita pelo italiano Carlo Callodi, em Florença, no ano de 1881, e lida até os dias hoje.
Nessa peregrinação, além do crescimento espiritual, ampliamos nosso conhecimento cultural, conhecendo lugares que povoavam em nossa mente. Foi um passeio inesquecível e recomendo a todos que forem à Itália, que visitem Veneza e Florença. Vale a pena vivenciar tantas emoções!