Fachada atual

O ano era 1972. O mês abril. Socorro ainda se recuperava da grande enchente de 1970 e os jovens Valter Artioli e Marlei Beneduzzi movidos por sonhos e muita vontade de trabalhar firmaram uma sociedade e abriram um escritório contábil incomum, que incorporava diversos serviços. Nasciam assim, já movidos por desafios e inovações, os Escritórios Reunidos Campos Salles, que seriam oficializados em agosto do mesmo ano. A Campos Salles chega aos 50 anos como uma imobiliária líder no Circuito das Águas no que se refere à Locação e Administração de Imóveis, prestando também serviços de administração de condomínios e mantendo um setor de vendas. Confira a entrevista com Valter Artioli, sócio fundador da empresa:

50 anos é um tempo considerável, como foi o início da história?
Em abril de 1972, eu tinha acabado de sair do escritório contábil Bortolasso e me associei com o filho de meu ex patrão Marlei Beneduzi, contador e advogado, para montar um escritório de contabilidade. Procurávamos por um local para a sede da empresa e nos foi oferecido o salão de número 10 da rua Campos Salles, onde, na época, funcionava o escritório jurídico Campos Salles de propriedade do Dr Nelson Galvão de França, Dr Pedro Paulo Porto e Dr Mario de Oliveira Araújo que havia sido atingido pela enchente de 1970. As águas chegaram a quase dois metros, inundando o salão e levando a perda todo o acervo jurídico e praticamente todos os móveis e equipamentos desse conceituado escritório. No mesmo período, o Dr Nelson foi aprovado no concurso para Juiz de Direito e o Dr Paulo assumiu um grande cartório em outra Comarca e assim encerram as atividades da sociedade e o escritório com todas as suas instalações ficaram desativados.
Eu e Marlei aceitamos o oferecimento do Dr Mario Araujo e visitamos as instalações do antigo escritório que ainda estavam reviradas e impregnadas pela lama seca. Aceitamos a gentileza do oferecimento e acertamos o contrato com a proprietária, família Calafiori, com quem mantivemos sempre o respeito durante esses 50 anos de amizade e relação de negócios.

Como foi a inauguração?
Nossa inauguração não se fez com festa, mas sim com muito trabalho. Emprestamos ferramentas e utensílios para tirar do lodo seco uma biblioteca jurídica riquíssima, móveis de madeira maciça Cimo, o telefone preto de manivela da linha Telesp número 1941 e o que mais sobrou da enchente. Emprestamos uma máquina Remington Rand do senhor José Carlos de Souza Pinto, então gerente da Caixa Econômica Estadual e convidamos a jovem estudante Maria Cristina Gonçales, hoje Zavanella, para ser a primeira auxiliar de escritório e começamos com o escritório contábil Campos Salles.

Como foi o começo das atividade?
Em abril de 1972, inicialmente com contabilidade, em seguida participamos das vendas e administração do loteamento do Jardim Araújo, um dos primeiros oficializados em Socorro com um total de 250 lotes. Assim, o escritório passou a operar nos ramos de contabilidade, imobiliária, administração, financiamentos, seguros, consórcios, representação comercial e advocacia, além da reprodução de cópias. Fomos pioneiros na xerox, muito difundida e útil naquela época em que não havia toda essa tecnologia que permite fazer cópias e envios de documentos por meios digitais. Começamos com máquinas da marca Olivetti e depois como representantes exclusivos dos equipamentos Xerox que eram novidade no país. O fato de prestarmos serviços diversificados e de certa forma relacionados fez com que a razão social da empresa fosse Escritórios Reunidos Campos Salles com nome fantasia Imobiliária Campos Salles.

A cidade ainda era pequena e a ideia de lotear inovadora. Como foi essa empreitada?
As vendas foram um sucesso, o que alavancou o lançamento do Jardim Teixeira em 1974 com vendas de mais 251 lotes. Daí em diante continuamos operando em todos os ramos, ampliando o de administração de locação e de condomínios. Nossa imobiliária foi a responsável, juntamente com a nossa segunda empresa, a Campos Salles Empreendimentos Imobiliários (1974) pela administração e vendas dos loteamentos: Jardim Carvalho, Orlandi I e II, Calafiori, Saltinho, Santa Maria, Santa Teresinha, Abadia, Aparecidinha, Itália, Parque Antonio Ferreira Barbosa, Ferruccio I, II, III, IV, Residencial Bela Vista, Recanto do Bosque, Colina Cintra Franco, Solar do Cruzeiro, Sítio dos Ipês, “desdobramentos” Dr Mario e Alto do Hospital; além de outros pequenos empreendimentos. Com muita alegria, ao longo dos anos, por meio de nosso trabalho, participamos da história de Socorro e crescemos com nossa cidade.
De 1970 para hoje, como está a empresa?
Hoje, quando estamos prestes a completar 50 anos e já na 3ª geração da família, continuamos a operar na venda de imóveis de terceiros, administramos cerca de 1300 locações, mantemos um quadro de 20 colaboradores, 3 corretores, 3 diretores, um aprendiz e mais de 10 profissionais liberais ligados no nosso trabalho. Nos últimos dois anos, investimos em tecnologia, implantamos um novo sistema interligado a um aplicativo exclusivo, reformulamos nosso site e redes sociais. Somos uma empresa familiar e buscamos sempre, ao longo dos anos, aliar tradição e experiência à inovação. Mas, continuamos com o mesmo ideal o de servir bem para servir sempre e, por isso mesmo, pudemos contar com a nossa especial clientela e com nossos colaboradores com quem temos o prazer de dividir todas as nossas conquistas destes 50 anos de história.

Equipe atual da Imobiliária Campos Salles em confraternização no final de 2021

Como serão as comemorações?
Desse mês de abril até agosto que é o mês em que oficializamos a empresa temos planejadas diversas atividades internas com nossos colaboradores, para nossos clientes e para os socorrenses em geral. Com certeza haverá bolo de café e boa prosa, como é de nossa tradição. Mas haverá também algumas surpresas que vamos divulgar em breve.