O Museu Municipal convida artistas para inscreverem obras para a exposição Água, origem da vida, que acontece do 25 de março ao 13 de maio de 2023.
Ela será realizada em torno do elemento água, que simboliza o princípio da vida, e continua a ser a principal responsável pela manutenção e continuidade dela no nosso planeta. No dia 2 de janeiro deste ano as águas do Rio do Peixe inundaram a cidade. A inundação de casas e ruas desencadearam uma série de tragédias para nossa população. As enchentes são fenômenos naturais, mas podem ser intensificadas segundo as práticas humanas nas cidades. Elas podem ser evitadas? O elevado índice de poluição pode ser uma das suas causas? A remoção da vegetação que compõe o entorno do rio pode intensificar esse processo? Essas e outras perguntas participam dos questionamentos que levam à realização dessa exposição.
A água equilibra e conserva a biodiversidade; regulando o clima da Terra. Em muitas regiões, o ciclo natural da água vem sofrendo muitas alterações, mas podemos interferir positivamente nesse processo através de algumas ações que ajudam a proteger mananciais como as nascentes, fontes, rios, ribeirões e riachos; a reflorestar as margens dos rios; a evitar desperdício; a utilizar a água de forma consciente; a tratar os esgotos, etc.
Esses são somente alguns exemplos de ações que confirmam que a atuação do homem é decisiva e fundamental no que diz respeito ao destino e ao uso da água. E, consequentemente, da vida no planeta Terra.
As inscrições para participar da mostra Água, origem da vida, vão até dia 7 de março, podendo ser propostas obras em diferentes estéticas e técnicas, compreendendo pintura, escultura, fotografia, bordado, assemblagem, videoarte, instalação, etc.
Água, origem da vida será apresentada no 2° Piso do Museu Municipal, sendo que paralelamente estará em cartaz no 1° Piso a mostra Ocê Ano do coletivo Matilha com curadoria de Oscar D’Ambrósio. Participe!
Serviço
Exposição: Água, origem da vida
Inscrições de obras para participar até 07 de março 2023
Mais informações:
Museu Municipal “Dr. João Baptista Gomes Ferraz”, de terça a sábado das 9h às 17h, R. Antônio Leopoldino, 185, Centro, Socorro – SP, CEP: 13960-000.
Tel: 3895-4829