Eles são: Draco Malfoy e Dobby – @mundopigpotter – um dupla que está com a presença confirmada no evento deste final de semana

Uma iniciativa arrojada, diferente do que existe, que irá elevar o município para outro patamar de turismo. É esta a proposta do projeto Socorro Destino Petfriendly.

O lançamento do projeto acontece neste domingo, dia 28 de novembro, das 10h às 14h, no Centro de Tradições Caipiras, dentro do Parque da Cidade. Serão diversas atrações: Festa Pet, com brinquedos e brincadeiras para pets e crianças; expositores trazendo novidades de produtos e serviços pets; barracas de comes e bebes, com arrecadação para a causa animal e presença de influencers pets.

Também haverá entrega do Selo Petfriendly para as empresas já aprovadas no processo de qualificação e Rodada de Negócios, evidenciando as possibilidades e potencial do mercado pet.

Os organizadores convidam todos a participar, doando também 1kg de alimento para concorrer a vários brindes.

Vem aí o ParCão

Outra novidade, prevista para ainda este ano, é o ParCão, cuidadosamente planejado e pensado para promover horas de convívio, passeio e diversão para os pets. O espaço público e gratuito – com 1.400m² no Parque da Cidade – contará com playground para os animais, bebedouro e local de sombra. Será dividido em duas áreas: uma destinada aos de pequeno porte e outra para médio e grande. Entre as regras, será obrigatório que eles estejam saudáveis e vacinados. “Será o primeiro parque público voltado exclusivamente para pets da cidade”, afirma Ana Paula Monteio, secretária de turismo de Socorro.

“A cidade mais petfriendly do Brasil”

Com diagnóstico, capacitação, validação com selo, engajamento dos empresários, ações sociais e incentivo público, Socorro quer ser “a cidade mais petfriendly do Brasil”, sendo um destino procurado pelos tutores que desejam viajar com os pets.

“Socorro Destino Petfriendly” é uma realização da Prefeitura de Socorro, Conselho Municipal de Turismo e Associação de Turismo da Estância de Socorro, com consultora e equipe especializadas.

Em lazer, por exemplo, permitir a circulação do pet no chão; as áreas de circulação dos pets podem ser delimitadas e devem estar devidamente sinalizadas; ter um veterinário responsável pelo estabelecimento; pedir a apresentação da carteirinha de vacinação do pet e conferir se a mesma está em dia, antes de autorizar a atividade; todos os tutores de pets, que farão alguma atividade, devem assinar o termo de responsabilidade; lixeiras específicas para colocar as fezes dos animais; disponibilizar saquinhos cata-caca; disponibilizar bebedouros apropriados para os pets nas áreas comuns; parques de Aventura e Operadoras de Aventura deverão oferecer, ao menos, uma atividade petfriendly; disponibilizar equipamentos de segurança suficientes para todos os pets que forem participar das atividades.

Na hospedagem, o local deverá permitir a circulação do pet no chão com guia; as áreas de circulação dos pets podem ser delimitadas e devem estar devidamente sinalizadas; ter um veterinário responsável pelo estabelecimento; pedir a apresentação da carteirinha de vacinação do hóspede pet e conferir se a mesma está em dia, antes de finalizar a reserva; permitir que os tutores possam fazer as refeições junto com seus pets. Sinalizar a área ou mesas que aceitam pets no refeitório da hospedagem; lixeiras específicas para colocar as fezes dos animais; disponibilizar saquinhos cata-caca e disponibilizar bebedouros apropriados para os pets nas áreas comuns, devidamente sinalizados.

Para o setor de gastronomia, permitir a circulação do pet no chão com guia; as áreas de circulação dos pets podem ser delimitadas e devem estar devidamente sinalizadas; disponibilizar bebedouros apropriados para os pets, devidamente sinalizados; sinalizar as mesas que são para o público pet (estas mesas não devem ser próximas de caixas de som e nem do buffet de comida); a área petfriendly precisa ser coberta e próximo às mesas petfriendly deverão ter ganchos (no chão ou na parede) para prender a guia do animal.

Para as áreas comuns dos Centros de Compras, é preciso permitir a circulação do pet no chão; lixeiras específicas para colocar as fezes dos animais; disponibilizar saquinhos cata-caca; disponibilizar bebedouros apropriados para os pets nas áreas comuns, devidamente sinalizados e disponibilizar e sinalizar um banheiro que o tutor entre com o seu pet. Será disponibilizado para as lojas dos Centros de Compras, três opções de subselo do Selo Petfriendly. O lojista é quem irá definir qual categoria deseja se enquadrar, salvo as lojas que tenham atividades alimentícias e de saúde (conforme Lei 3406 /2010 e Portaria 002/2021, da vigilância sanitária):permitido pet na guia, permitido pet no colo, infelizmente pets não pode entrar. Para Lojas de venda de alimentos e de saúde: pode permitir a entrada dos pets de pequeno e médio porte estando na bolsa de transporte ou nos carrinhos fornecidos pelo próprio estabelecimento.

Outra boa notícia é que todas as empresas que adquirirem o selo também contribuirão com o lado social do projeto, que terá um fundo para apoiar ações da causa animal na cidade, como arrecadação de ração, campanhas de vacinação e de castração, por exemplo. Atual campanha que conta com o apoio do projeto é a de adoção. Com o slogan “Não compre, adote. Amor não tem raça”, a ideia é incentivar as pessoas a escolherem um cachorro no canil municipal.

É um projeto viável, possível e bem estruturado. O termômetro do sucesso dele será com a adesão e comprometimento cada vez maior dos empresários e estabelecimentos, que entendem a necessidade de investir neste nicho de mercado”, diz Ana Luiza Russo, presidente da ASTUR.

Saiba mais em www.socorro.tur.br