Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três. Dou-lhe três palhaços dispostos a oferecerem gracejos, galhofas e musicalidade em dose tripla. Como? Por meio da apresentação do espetáculo circense RisoShow, da premiada companhia MB Circo, em cartaz neste sábado (4/6), às 20h30, no Coreto da Matriz, em Socorro. Com classificação livre, a apresentação é gratuita.
Contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), a partir do edital Expresso Direto – Circo, a temporada de RisoShow, que já desembarcou em Tuiuti, também passará por Pinhalzinho. Detalhe: todas as apresentações contarão com intérprete de Libras.
Sob a colaboração artística de Thiago Salles, o Palhaço Jerônimo, RisoShow convida à cena um trio pra lá irreverente: Tico (Bruno Peruzzi), Polenta (Danieli Maimoni) e Garcinha (Franco Garcia). E o que eles vão fazer nesse picadeiro de tão especial? Misturar duas artes de grande potência do universo circense: palhaçaria e música.
“Essa combinação tem muita história, a começar pelos grandes palhaços do Les Rudi Llata Circus e pelo ilustríssimo Grock, que, de maneira genial e incomparável, executavam números musicais na década de 1950. Por isso, a probabilidade dessa combinação ser um sucesso é bem grande”, destaca Danieli Maimoni, a Palhaça Polenta.
Aliás, de acordo com Thiago Salles, “o destaque do espetáculo é justamente a maneira como o trio consegue unir a música com o circo e a palhaçaria. São todas linguagens muito potentes e, quando trabalhadas em conjunto, podem gerar uma atmosfera de alegria capaz de encantar e divertir públicos das mais variadas idades”, avalia o colaborador artístico.
Ao propor um espetáculo de palhaçaria musical, o trio lança mão de instrumentos convencionais, como guitarra, cavaco, trombone e percussão, em uma mistura com invenções inusitadas e excêntricas, entre as quais “instrumentos reciclados, feitos de cano de PVC, de teclado de computador e de garrafas de plástico”, pontua. Isso tudo, é claro, dentro de gags e esquetes hilárias da tradição do palhaço, que também se somam à virtuose circense do malabarismo.
E qual nota musical RisoShow quer tocar no coração da plateia? Bruno Peruzzi, o Palhaço Tico, responde: “Queremos que o público assista ao espetáculo com encantamento, divirta-se bastante e leve consigo um jeito alegre e esperançoso de ver o mundo”.