O prefeito de Bragança Paulista, Jesus Adib Abi Chedid, faleceu nesta quinta-feira (02/06), às 3h10, no hospital conveniado, em São Paulo, em decorrência de broncopneumonia bacteriana e falência múltipla dos órgãos. O velório será no Centro Cultural Teatro Carlos Gomes e o enterro no Cemitério da Saudade.

O falecimento do prefeito Jesus Chedid entristece Bragança Paulista, que o via não só como um político apaixonado, mas como um líder que comandava e inspirava todos a sua volta com garra e perseverança por uma sociedade melhor.

Jesus Chedid deixa a esposa Marilis Reginato Abi Chedid, os filhos Edmir, Elmir, André Luís e Érika, as noras Tereza, Deborah e Daniele, e o genro Henrique, 12 netos e uma bisneta.

Jesus Adib Abi Chedid nasceu em São Paulo (SP), em 6 de agosto de 1938, e foi eleito prefeito de Bragança Paulista por cinco vezes. Filho dos imigrantes libaneses Hafiz Abi Chedid e Saada Nader Abi Chedid. Era irmão do também falecido ex-deputado, ex-presidente da Federação Paulista de Futebol e vice-presidente da CBF Nabi Abi Chedid. Jesus também era pai do deputado estadual Edmir Chedid e do prefeito de Serra Negra, Elmir Chedid, além de tio do ex-deputado federal Marquinho Chedid.

O segundo filho do casal Hafiz e Saada começou ter contato com o mundo político em tenra idade quando seu pai foi eleito e reeleito vereador e presidente da Câmara Municipal em Itatiba (SP). Em 1951, quando Jesus tinha 13 anos, a família fundou uma empresa de transporte coletivo de passageiros em Bragança Paulista e se transferiram para o município. Em 1964, Jesus Chedid casou-se com Marilis Reginato Abi Chedid. Da união nasceram quatro filhos: os gêmeos Edmir José e Elmir Kalil, André Luiz e Erika.

Em 1966, Jesus formou-se advogado. No período de 1973 a 1979, por indicação do governador do Estado de São Paulo, foi prefeito de Serra Negra (SP), em reconhecimento ao trabalho desenvolvido como presidente da Comissão de Estradas Municipais de Serra Negra. Como prefeito realizou um trabalho revolucionário que alçou Serra Negra ao posto de uma das mais importantes estâncias turísticas do Brasil. Terminou seu mandato com mais de 90% de aprovação da população.

Entre 1982 e 1983, Jesus assumiu o cargo de secretário de Transportes da capital de São Paulo. Em 1988 assumiu a presidência do Clube Atlético Bragantino permanecendo no cargo até 1996. Nesse período levou o Bragantino a conquista históricas. Conquistou o título da 3ª divisão, subindo para a Intermediária; em 1989 subiu para a 1ª Divisão do Campeonato Paulista e em 1990 sagrou-se campeão paulista de futebol pela série A. No mesmo ano disputou a série B do Brasileirão e subiu para a série A e em 1991 foi vice-campeão brasileiro de futebol. Esses feitos projetaram Bragança Paulista para o Brasil e para o mundo.

Em 1992, Jesus Chedid foi eleito prefeito de Bragança Paulista com expressiva votação de 22.295 votos e governou até 1996. A partir de 1997, com eleição do filho Elmir Kalil para a prefeitura de Serra Negra, Jesus foi seu chefe de Gabinete até 2000.

Nas eleições municipais de 2000, Jesus se candidata a prefeito de Bragança e vence com 24.617 votos. Em 2004, foi reeleito com 30.596 votos.

Os mandatos de Jesus Chedid foram marcados por obras que projetaram Bragança para vários setores da vida nacional. Dentre as principais obras figuram a criação das secretarias municipais, o desassoreamento e canalização do ribeirão Anhumas, que corta a cidade a partir do palácio Santo Agostinho e desemboca no rio Lavapés; ribeirão do Grimelo, ribeirão Lavapés, lago do Taboão e outros. Fomentou a industrialização, a Saúde, construiu o Hospital Bom Jesus; implementou a iluminação pública, segurança, habitações populares, campos de futebol, os CILES, escolas. Implantou o plano de manutenção das estradas vicinais; o Governo Social presente nos bairros; duplicou trecho da avenida Pires Pimentel e o trecho de acesso a rodovia Fernão Dias; construiu projetos comemorativos como o Natal Iluminado que chamou a atenção do país inteiro; as festas do peão de boiadeiro, os réveillon no lago do Taboão.

No primeiro mandato enfrentou um dos maiores desafios e demoliu uma madeireira que existia às margens do Lago do Taboão e adquiriu para o patrimônio municipal o prédio do Colégio São Luiz, que pertencia a Mitra Diocesana; construiu e entregou 2.183 moradias e ampliou a frota municipal com aquisição de 125 veículos novos.

Voltou a se candidatar à Prefeitura Municipal de Bragança Paulista em 2016, sendo eleito com 60.822 votos. Devido a grande aprovação de sua administração foi reeleito em 2020 com 53.730 votos.

À frente da Prefeitura de Bragança Paulista, Jesus Chedid investiu e mudou a saúde, a educação, a mobilidade urbana e a segurança pública. Entregou a restauração do Centro Cultural Teatro Carlos Gomes, o desassoreamento e a revitalização do Lago do Taboão, entre inúmeras obras.