Izac Lucas Ribeiro Júnior, o Juninho, está há dezessete anos na Itália. “A oportunidade surgiu logo após ficar desempregado, tive muita sorte de ser descendente de italiano. Devo tudo a meu avô Arturo Del Negro, graças a ele pude me tornar um cidadão italiano, e tudo acabou ficando mais fácil para mim”, conta ele.

Foram muitos clubes pelos quais passou: Us Polignano Bari, Sportive Putignano, Fasano, Gs Giovinazzo, todos esses na região de Bari; depois foi para Calabria, onde jogou no Atlético Belvedere, Catanzaro c5, Paola Calcio a5. Em Roma, jogou no Lazio Calcio a5 por duas temporadas. De volta a Calábria, onde fez muitos amigos, atuou no Futsal Polistena c5”e no atual time: o Soverato Catanzaro, uma equipe do sul da Itália, na região da Calábria.

Juninho diz que se sente realizado, conquistando muitos títulos desde a última liga série C1 até a primeira liga série A. Foi campeão da Copa Itália da C1, tem dois títulos da série C 1 e outro na Super Copa Itália C1, 5 títulos de campeão da série B e um título de Copa Itália de série B.

Jogou dois play off de série A com a Lazio, perdendo uma vez nas quartas de finais e o outro ano nas semifinais. Foi vice campeão da Copa Itália de série A, perdendo para o Pescara c5, equipe que em 2021 se consagrou campeã da Liga Europa de futsal. Em 2013, Juninho foi eleito o melhor jogador da Liga.

Gol da vitória num dos principais campeonatos do país
Mas o título mais importante ele conquistou em janeiro deste ano: campeão da Copa Itália, jogando pelo Soverato Catanzaro, em um campeonato com a participação de 62 equipes da série A até a série C.

Na semifinal venceu a forte equipe Paolo Cosenza por 4 a 2, onde fez um gol e na final, com um público de 4 mil pessoas e transmissão da Sky Sport, em um clássico contra o Reggina de Reggio Calabria, venceram por 3 a 2, quando teve também a felicidade de fazer um gol de tiro livre, quando estavam empatados em 2 a 2. “Com esse gol fomos campeões, nossa cidade ainda comemora essa grande conquista”, revela ele.

Essa foi a primeira medalha de ouro na Itália, ao lado das duas de bronze e uma de prata, no ano passado, com o Hellas Verona.
“Eu sou muito grato a Deus por viver esses momentos maravilhosos, nunca imaginei um dia realizar tantos sonhos como atleta profissional e hoje tenho cada vez mais certeza, que a dedicação diariamente, fé, foco e repetição, todos os dias pode realmente levar você até seus maiores sonhos”, finaliza Juninho.