Durante um final de semana, Monte Alegre do Sul se tornou a capital do turismo paulista. A estância sediou a 3ª Reunião Ordinária e a Assembleia Geral Extraordinária da APRECESP – Associação das 70 Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo, entre os dias 22 e 23 de julho.

Prestigiaram o evento, Vinícius Lummertz, secretário de Turismo e Viagens, Fred Guidoni, secretário executivo de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, o deputado estadual Edmir Chedid, além de prefeitos, secretários e diretores de turismo e convidados.

A reunião, no auditório do Condomínio Orypaba, teve a abertura dos trabalhos feita pelo presidente da APRECESP, Marco Antonio de Oliveira e do prefeito anfitrião Edson Rodrigo de Oliveira Cunha.

Os presentes acompanharam duas apresentações da série: Boas Práticas no Turismo nas Estâncias, nas quais Monte Alegre do Sul falou sobre a importância da regionalização e Socorro sobre a sua certificação Citta Slow.

Relatório de Atividades

A equipe técnica da entidade apresentou um resumo das atividades que contou sobre a participação nos seguintes eventos: 5º Conexidades – Guarujá, 5ª Feira EXPOTEL e 9° Congresso SEHGA. Além das capacitações com o SENAC sobre Elaboração de Planos de Marketing Turístico e o Programa de Aceleração dos Conselhos Municipais de Turismo da COOPTUR. E as novidades que estão por vir como o Programa Turismo na Escola/ SENAC e a renovação do acervo de imagens (fotos e vídeos) das estâncias e o Sistema Obras Inteligentes, desenvolvido pela Destinos Inteligentes no âmbito do termo de cooperação técnica.

PL das Lavras

Procurada por estâncias hidrominerais com dificuldades na renovação das Lavras dos seus balneários municipais e alertada pela SETUR-SP, a APRECESP contribuiu para a elaboração do Projeto de Lei 1815/2022, de autoria do deputado federal Geninho Zuliani, em tramitação, para permitir o aproveitamento de recursos minerais por pessoas jurídicas de direito público para fins de desenvolvimento e fortalecimento do turismo. “Agora, é acompanhar a tramitação do PL e quando chegar a votação em plenário, acionarmos os nossos deputados federais sobre a importância dessa matéria para o nosso turismo”, destacou Marquinho Oliveira, prefeito de Morungaba e presidente da APRECESP.

DADETUR

O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz, destacou que foram liberados, de janeiro a julho, R$ 110 milhões em obras do DADETUR 2022. “Nossa meta é mais uma vez bater o recorde histórico e ultrapassar a marca de R$ 300 milhões ainda este ano”, destacou. O Conselho de Orientação e Controle (COC) recebeu 134 pleitos de estâncias, destes 12 foram formalizados.