Município de Socorro está na lista de roteiros habilitados para o projeto Experiências do Brasil Rural

Leitura obrigatória

Na última sexta feira (09.04) o Ministério do Turismo divulgou a lista dos roteiros pré selecionados a participar do Projeto Experiências do Brasil Rural, que busca apoiar e promover o turismo em áreas rurais do país.

Nesta etapa, foram habilitadas, inicialmente, 15 propostas, que devem passar ainda por um processo classificatório. Ao final, serão selecionados oito projetos das cadeias agroalimentares do queijo, do vinho, da cerveja e dos frutos da Amazônia nas cinco regiões do país.

O município de Socorro está entre os roteiros habilitados nessa primeira fase com o roteiro turístico rural “Caminhos da Roça” que é composto por diversas propriedades rurais da cidade.

O “Experiências do Brasil Rural” é fruto de uma parceria entre os ministérios do Turismo (MTur) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), junto à Universidade Federal Fluminense (UFF). As oito rotas selecionadas receberão apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços.

Também estão previstas capacitações de empresários, empreendedores e produtores rurais para a criação ou aprimoramento de roteiros e experiências. Uma das metas também é inserir produtos elaborados por pequenos produtores rurais nos bares, restaurantes, meios de hospedagem, lojas de artesanato e outros equipamentos que integram o roteiro turístico rural.

“Considero importante a oficialização do roteiro, pois histórias e culturas serão transmitidas aos visitantes, possibilitando-lhes experiências que geralmente não têm no dia a dia. Permitiremos que os turistas aprendam algo novo, vivam algo inusitado, seja visitando uma fazenda de café ou conhecendo a horta orgânica de onde vem o alimento”, ressalta Ana Paula Monteiro, secretária de Turismo de Socorro.

Pra quem quiser saber um pouco mais sobre o roteiro é só acessar a página https://socorro.tur.br/roteiro-rural-caminhos-da-roca/.

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias