Nesta semana os cristãos celebram a “Semana Santa”, em memória da última semana de Cristo antes de ser crucificado, relembrando os mistérios de sua ressurreição. A celebração litúrgica começa no Domingo de Ramos, sendo o ponto mais importante o Tríduo Pascal, que começa na Quinta-Feira Santa e termina no Domingo de Páscoa e representa a renovação da vida. Em 2022, a Semana Santa é celebrada de 10 a 17 abril.

Entramos em contato com as paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Matriz) e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, do Bairro da Aparecidinha.

Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, aconteceu ontem a procissão de Domingo de Ramos, e hoje, Segunda-feira Santa, às 19h30, acontece a meditação das 7 palavras de Cristo na cruz; na Terça-Feira Santa, às 19h30, meditação das 7 dores de Nossa Senhora; também às 19h30, na Quarta-Feira Santa, será realizada a Via Sacra.

Quinta-Feira Santa, às 19h30, Missa da Ceia do Senhor. Segue-se o translado do Santíssimo até a capela São Bento. Vigília eucarística até às 14h, da sexta.

Sexta-Feira Santa, às 15h, Celebração da Paixão do Senhor e às 18h30 Procissão do Senhor Morto. No Sábado Santo, às 19h30, Vigília Pascal. Encerrando a programação, no Domingo de Páscoa, Missas às 7h, 10h e 18h.

Já a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a preparação para a Semana Santa começou no sábado, com Missa e no Domingo, celebrando o “Domingo de Ramos”. Na Segunda, Terça e Quarta-Feira Santas, Via Sacra, às 19 horas. Na Terça, será realizada a Via Sacra Luminosa, com saída pelas ruas da cidade.

Tríduo Pascal
“Como Cristo realizou a obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus principalmente pelo seu mistério pascal, quando morrendo destruiu nossa morte e ressuscitando renovou a vida, o sagrado Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor resplandece como o ápice de todo ano litúrgico… O Tríduo Pascal começa com a celebração vespertina da Ceia do Senhor, possui seu centro na Vigília Pascal e encerra-se no domingo da ressurreição” (cf. NALC, n. 18 e 19)
Os tríduos das festas dos padroeiros que celebramos são preparatórios para as festas; mas, o tríduo pascal não é a preparação para celebração da Páscoa, é um todo unificado que celebra a própria Páscoa, da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. É a celebração do Mistério Pascal, o maior mistério da fé.

Quinta-feira, dia 14
19h30 –Missa da Ceia do Senhor
(Vigília Eucarística, após a Missa, na Capela Antiga)

Sexta-feira, dia 15