“O futuro tem um coração antigo”. É com essa frase do poeta italiano Carlo Levi que o jovem Pedro Zanesco apresenta o seu perfil “Acervo Socorrense” no Instagram. Com quase três mil seguidores, ele registra fotos antigas e do cotidiano, retratos e a rotina de nossa bela cidade. Confira:

Com apenas 21 anos, ele é um apaixonado por histórias. Tudo começou quando procurava fotos antigas da família e achou uma da Praça Matriz. Em 2020, cria o perfil “Acervo Socorrense” e, por hobby, reúne fotografias antigas que muitas vezes recebe de
seus seguidores.

Siga @acervosocorrense e confira seus registros, fatos e fotos de nosso cotidiano e da história de Socorro e sua gente.

“Fui juntando algumas até que na pandemia resolvi criar o perfil com esse intuito de compartilhar as fotos, não ficar só pra mim”, conta.

Ele também faz a restauração de algumas imagens e buscas sobre a história da foto. “Muitos entram em contato comigo dizendo que viram um parente ou conhecido nas minhas publicações e se emocionam”, diz Pedro. Do registro das fotos antigas, Pedro começou a fotografar lugares e a comparar o antigo com o moderno. “É uma forma de preservar nossa história e deixar viva a memória socorrense”, relata. Ele recebe muito material durante as conversas com a população, sejam vizinhos de bairro – Nogueiras ou durante os passeios pela cidade.

Atualmente, são mais de 500 fotos. Pedro pretende reunir tudo em um acervo ou instalação permanente. Finalizando, Pedro destaca para a importância do perfil. “O Acervo ajudou a despertar um interesse do pessoal mais jovem sobre essa parte histórica e cultural de Socorro”, ressalta.