Curar, reabilitar e trazer mais qualidade de vida para pessoas que sofrem com lesões ou disfunções ortopédicas, vasculares, respiratórias, neurológicas, reumatológicas e até mesmo antes ou depois de determinadas cirurgias. Estes são os principais objetivos da hidroterapia, que também é conhecida como fisioterapia aquática.

Em Socorro, este tipo de terapia começou há seis anos, com a fisioterapeuta Paula C.T. Tasca, em parceria com a dra. Beatriz de Oliveira Santos, no Projeto Mandala. Há cerca de um ano, dentro do projeto, foi criada a Clínica Fisiotrat, em parceria com a fisioterapeuta Patrícia A. Cáceres Baldo, que, além da hidroterapia, também realiza atendimentos em ortopedia, RPG e cardiorrespiratória.

“Hoje vamos falar um pouco mais sobre a hidroterapia, que é aplicada em uma piscina adaptada e tratada com ozônio, aquecida a 34 graus. O tratamento é indicado para pessoas que sofrem de dor crônica, como lombar e cervical, bursite, artrose, sequelas de AVC, hérnia de disco, paralisia cerebral, fraturas, osteoporose, luxações, entre outras. São inúmeros os benefícios do tratamento na água”, destacam as fisioterapeutas.

Segundo elas, o grande diferencial do tratamento é que na água não há sobrecarga das articulações, permitindo maior liberdade de movimento, possibilitando que o fisioterapeuta trabalhe grandes grupos musculares com direções e amplitudes variadas.

Além disso, a temperatura controlada da água proporciona o relaxamento muscular, facilitando o movimento para aqueles que
sofrem com as dores.

Os benefícios da hidroterapia

Confira alguns dos benefícios que a hidroterapia pode trazer aos pacientes:
Relaxamento – a principal responsável pelo relaxamento é a água aquecida, que atua relaxando as fibras musculares, reduzindo a tensão muscular.

Aumento da força muscular – na água os movimentos são mais uniformes e é mais fácil para o paciente manter uma velocidade constante, por isso a eficácia da contração muscular é maior.

Aumento da amplitude – a água tem propriedades termodinâmicas e hidrodinâmicas que ajudam no ganho de amplitude articular.

Mais equilíbrio, consciência corporal e estabilidade – a água é um ambiente excelente para promover a reeducação dos músculos, oferecendo ao paciente mais equilíbrio, permitindo o trabalho de propriocepção.

Melhora na circulação – a água aquecida faz com que a pele do paciente comece a absorver o calor. Esse aumento na temperatura produz o efeito de vasodilatação, que aumenta o aporte de sangue circulante na periferia do corpo, melhorando também o aporte sanguíneo para a musculatura.

Mais liberdade de movimento – Quando está na água, o paciente se sente mais livre e seguro para realizar diversos tipos de movimentos, já que estão reduzidos os riscos de queda. Como resultado, a hidroterapia consegue ir mais longe do que a fisioterapia em solo.

Tratamento individualizado – a principal diferença entre a hidroterapia e a hidroginástica é que a hidroterapia realiza um
tratamento individualizado com base em uma avaliação prévia das condições de cada paciente e a hidroginástica é uma atividade física mais geral sem focar na necessidade de cada indivíduo, porém as duas técnicas são excelentes em suas especificações.

Serviço
As fisioterapeutas Patrícia A. C.Baldo (CREFITO 3/68635-F) e Paula C. T. Tasca (CREFITO 3/52871-F) realizam o atendimento com hora marcada na Clinica Fisiotrat, que fica no Projeto Mandala, à Rua Canário da Terra, 130, Parque Barbosa. Mais informações pelos telefones: (19) 99762-2513/ (19) 99797-5964.