Participantes do projeto Mulher Inova

Uma mentoria focada em inovação e empreendedorismo. Assim funciona o projeto Mulher Inova, promovido pelo Polo de Inovação do Interior Paulista.

No ano passado, o projeto promoveu o curso Jornada de Voo Aladas, que contou com a participação de 30 mulheres do Circuito das Águas. Entre elas estavam duas socorrenses que transformaram as suas vidas, após os três meses de imersão total ao mundo do empreendedorismo.

Cassia Furlan

Cássia Maria Furlan tem 53 anos. Ela trabalhava em uma empresa mineira e há cerca de um ano vinha desenvolvendo a ideia de empreender, para ficar mais próxima à família e cuidar dos pais idosos.

Ela é farmacêutica industrial com mais de 30 anos de experiência no mercado e conta que sempre trabalhou na área de controle de qualidade de produtos naturais. “Também atuei como docente para o curso de Farmácia e trabalhei em uma indústria farmacêutica de origem suíça. Com este currículo fica claro que a parte técnica nunca foi problema para mim, porém, precisava desenvolver as habilidades, o que chamamos de soft skills, necessárias para gerir um empreendimento próprio”, destaca ela.

“Assim que vi a divulgação da Jornada me interessei. Como já havia feito alguns cursos gerenciais, percebi que era a oportunidade que faltava para seguir adiante com meu sonho”, lembra ela. “A notícia de que era uma das selecionadas para a primeira turma só aumentou ainda mais a minha motivação e me deu a certeza que seria o caminho a seguir”, completou.

E o instinto de Cássia estava certo. Ela se surpreendeu com o projeto e já está colhendo frutos. “Tive a oportunidade de ter contato com conteúdos extremamente relevantes, ministrados por profissionais gabaritados. Os três módulos oferecidos abordam diversas questões, desde as comportamentais, necessárias para desenvolver uma postura mais confiante e adequada; como também conteúdos direcionados à gestão do empreendimento, como área fiscal e contábil”, afirma ela destacando também que; além do acesso às aulas e materiais, a jornada permitiu a criação de um networking para troca de informações e experiências, que contribuiu para a discussão de temas relevantes e dificuldades enfrentadas, aumentando o aprendizado.

Atualmente, Cássia se dedica 100% à Vivá Produtos Naturais e Veganos Artesanais, que está em fase de implantação. “Estou muito mais confiante e cercada de uma rede de apoio, que está fazendo toda a diferença neste momento”, afirma ela.

“A Jornada de Voo Aladas me forneceu a confiança que precisava para transformar um antigo sonho em realidade. Parei de me sabotar e superei a síndrome da impostora, deixando de lado as inseguranças e percebendo, sim, que sou capaz!”, destacou.

“Profissionalmente, agregou aos meus conhecimentos técnicos (hard skills) as habilidades (soft skills) e conhecimentos gerenciais necessários, dando uma guinada em minha vida profissional, permitindo abandonar a segurança de um emprego formal e me lançar nas incertezas de um empreendimento”, completa ela, encerrando.

“Gostaria de agradecer a toda a equipe do Jornada de Voo Aladas, proporcionada pelo Mulher Inova e Polo de Inovação do Interior Paulista, bem como à Prefeitura de Socorro, por fazer parte desse movimento, permitindo a nós mulheres participar dessa mentoria voltada para inovação e empreendedorismo feminino”, finalizou.

Tem que ter conhecimento, disciplina e foco”, conta Valdelaine Brígida, de 47 anos e também foi uma das socorrenses participantes da jornada. Ela estava com um projeto em experiência para abrir um negócio, porém, por conta da pandemia se viu obrigada a adiar certas decisões. Até que conheceu o projeto por meio das redes sociais da Prefeitura, se inscreveu e foi selecionada.

“O projeto é incrível e o curso maravilhoso! Nos dá todas as informações que uma nova empreendedora tem que saber para começar ou se já está com um negócio em andamento, dão uma assessoria, trazendo conhecimento e mostrando que dá sim certo”, conta ela.

“Tem que ter conhecimento, disciplina e foco no que vai fazer. E isso trago comigo, tanto no pessoal como profissional. Durante os encontros, que são presencial ou on-line, trocamos experiências e nos apoiamos. Tenho só a agradecer a esta oportunidade e com certeza indico a outras mulheres”, encerrou.

Silvia Berber

“Unidas, nos tornamos mais fortes!”, destaca a mentora Silvia Berger

Silvia Berger é uma das idealizadoras do Mulher Inova. Ela conta que o projeto começou em São Paulo, há cerca de dois anos, por um grupo de empreendedoras que sentiram na pele as dificuldades de uma mulher se destacar no mercado. “De fato, no mercado brasileiro, até os homens enfrentam obstáculos; porém, quando se trata delas, há um fator agravante. A crença de que não fomos criadas para isso; que a nós cabem somente as tarefas domésticas”, comenta ela. “Isso sem falar do que enfrentamos na prática: créditos menores em bancos, um machismo inerente na relação com fornecedores. É um desafio muito grande”, completa.

Silvia conta que trouxe o projeto para o Polo de Inovação e, junto com ele, a Jornada de Voo Aladas que é dividida em três módulos que dão todas as ferramentas técnicas e de habilidades para que a mulher se prepare para o mercado; ela é palestrante em dois módulos e destaca a união das participantes. “É incrível o senso de pertencimento que elas têm. Há uma troca de experiências. A dificuldade relatada por uma delas, acaba sendo a mesma de outras e, juntas, elas encontram a solução. E é assim que, unidas nos tornamos mais fortes”, destaca.

Sílvia afirma que, em breve, novas turmas devam surgir e que o formulário já está disponível para as interessadas preencherem. Acesse: polodeinovacao.com/mulher-inova

Polo de Inovação do Interior Paulista: uma referência de inovação e conhecimento

Polo de Inovação do Interior Paulista tem a sua sede na cidade de Amparo; porém, atua nos municípios da região e conta com uma estrutura de computadores, salas de reunião e salas de co-working, além de oferecer cursos de capacitação voltados à demanda da economia da região.

Os cursos serão relacionados à tecnologia, inovação e empreendedorismo, numa parceria entre a iniciativa pública e privada. “Para participar é preciso apenas ter vontade. Nosso objetivo é dar uma oportunidade igual para todos. O único critério de eliminação é a falta de participação”, destaca o presidente Daniel Pellegrini.

“Temos hoje uma demanda absurda por profissionais da área de tecnologia e inovação. Por meio de uma parceria com a Microsoft conseguimos trazer capacitações gratuitas nestas áreas. E em breve ainda teremos da Amazon, Apple, Google e outras de tecnologia. Somos apenas o meio e damos o caminho para que os participantes possam se transformar; e isso só depende deles”.

O Polo de Inovação conta o projeto da Incubadora, inclusive com a participação de uma start up de Socorro e também um projeto da Copaíba. “Damos todo o suporte necessário para ajudar alguém que tenha uma ideia. Basta isso. Vamos capacitar, o empreendedor e mentorá-los com tudo que ele precisa.

Além de participantes socorrenses, o Polo de Inovação do Interior Paulista conta com um representante da cidade em seu conselho. “Aceitei o convite de imediato, pois o futuro é agora e não podemos em hipótese alguma não acreditar que o mundo muda a cada momento e senão acompanharmos esse processo fatalmente estaremos fadados a ficar fora da realidade”, destacou Edelson Teves.

Ele conta que diante de vários projetos em desenvolvimento dos quais tem participado, frutos já começam a surgir em Socorro. Edelson cita o primeiro Pitch Day para desenvolvimento de empresas. “Participei da banca onde oito delas concorreram para que pudessem serem desenvolvidas e Socorro teve três classificadas e duas foram escolhidas. Também, o projeto Mulher Inova, cuja finalidade é colocar as empreendedoras em linha com a atualidade e Socorro teve a participação de mulheres que participaram da primeira turma e emociona o depoimento delas ao final da jornada”, destaca ele.

Edelson também destaca que os cursos onde se forma pessoas para o ambiente tecnológico, também conta com participantes da cidade, os quais ao final dos cursos estarão em condições de assumirem cargos hoje com carência desse profissional e com salários ofertados que saltam aos olhos.

“Temos buscado uma maior aproximação do empresário instalado em Socorro, onde me coloco à disposição para colocá-los em linha com a inovação tecnológica. Fico à disposição para contribuir, pois no mundo corporativo a concorrência é acirrada e a empresa que não está apta para tal, corre sérios riscos. Dedico parte do meu tempo para participar do Polo e o faço porque quero ver Socorro desenvolvida e competitiva nesse mercado onde é preciso mais que nunca estar atualizadíssimo”, encerra ele.