Segundo balanço parcial da Secretaria Municipal de Cidadania da Prefeitura de Socorro, 37 famílias foram atingidas com a enchente, na noite do dia 2 de janeiro.

No Ginásio de Esportes três assistentes sociais seguem fazendo o cadastro das pessoas que estão aparecendo e pedindo ajuda. Outra equipe está nas ruas e tentando chegar aos bairros mais distantes para concluir o levantamento. “Ainda não conseguirmos chegar a todas as pessoas e as casas”, contou Patrícia Toledo, Secretária de Cidadania.

Os bairros mais atingidos pelas chuvas foram Centro, Vila João Conti, Santa Cruz e Jardim Gollo.

Ainda na noite da chuva, duas famílias desabrigadas procuraram o Ginásio de Esportes, mas não chegaram a dormir no local. Elas foram alojadas na casa de parentes e amigos.

“Não temos desabrigados porque as famílias estão acudindo, mas temos pessoas que perderam tudo”, completou o prefeito Ricardo Lopes.  Ainda segundo ele, neste momento estão aparecendo famílias que ficaram “ilhadas”, como no bairro Cubas e nas Lavras de Baixo, que não tem como passarem, pois as pontes foram danificadas. Foram cerca de seis pontes que rodaram.

Muitas doações, principalmente de roupas, já tinham sido recebidas na tarde do dia 3 de janeiro. “Nosso povo é muito solidário. Neste momento, o principal são as doações de alimentos para montar as cestas, produtos de limpeza e móveis como colchão, cama, guarda roupa, cômoda, fogão, etc.

A Secretaria de Cidadania está atuando no Ginásio Municipal de Esportes – localizado na Rua Dr. Halin Feres, 340 (ao lado do Centro de Saúde) – que permanecerá aberto para receber fornecer ajuda ou informações. O telefone (19) 99782-3080 está disponível para atendimentos da Secretaria de Cidadania.