Cresce a rede de apoio em Socorro para ajudar as vítimas dos temporais que atingiram e causaram enchentes no Rio Grande do Sul.
Um caminhão de donativos já saiu de Socorro rumo a cidade de Gravataí/RS, numa iniciativa de Julio Cesar Rostirola, Nika Baby, com os grupos GCA e Kapai Memo, Guito Forros, entre outros empresários e população.
Agora, no dia 9 de maio, sairá outro caminhão para Novo Hamburgo/RS. As arrecadações continuam e podem ser feitas pelo PIX: (19) 97103-1462 – Ednilva Mariano de Oliveira e (19) 99231-0702 – Jonas Carvalho Falconi e também na Rua Voluntários da Pátria, 751.
Desde segunda-feira a agência dos Correios está recebendo donativos. Há um movimento para que todas as agências do Estado de São Paulo sejam pontos de coleta, ficando a cargo dos próprios Correios o transporte dos recebidos.
São aceitos alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de higiene seco e itens de vestuário. Além disso, podem ser entregues brinquedos, ração animal, fraudas, águas e medicamentos sem contra-indicação. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h até às 13h e das 14h30 até às 17horas.
A OnLog também recebe doações. Dentre os itens que podem ser doados são roupas, alimentos não perecíveis e ração para pets. Na segunda-feira, dia 6, um caminhão carregado de donativos partiu direto para o Rio Grande do Sul.
A Casa da Agricultura de Socorro coleta água, itens de higiene pessoal e limpeza.
Outras iniciativas
Igrejas, empresas e comércios também se colocaram como ponto de coleta. No entanto, é preciso ficar atento ao prazo para entrega de donativos de cada um, bem como os itens que estão sendo recebidos.
Os Supermercados União anunciaram que todas as suas unidades são ponto de coleta de doações em auxílio às famílias desabrigadas. “Estamos em parceria com a Sede do 34° Batalhão de Polícia Militar do Interior, que será responsável por encaminhar todas as contribuições que recebermos para as vítimas do Rio Grande do Sul”, anunciaram via redes sociais.
Alguns Pontos de Arrecadação
Correios – Rua Alfredo de Carvalho Pinto, 155, Centro
Casa da Agricultura de Socorro – Rua Dr. Rebouças, 116, Centro
Onlog Socorro – Rua General Glicério, 146, Centro
Nika Baby – Rua Voluntários da Pátria, 751
Mais de 78% dos municípios gaúchos foram impactados pelas chuvas
O número de municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas chega a 388, o que representa 78,13% dos 497 do estado. Os dados constam no boletim da Defesa Civil estadual atualizado às 9h desta terça-feira (7 de maio).
O balanço aponta ainda 90 mortes confirmadas decorrentes dos temporais e outros quatro óbitos em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos recentes.
No momento, o número de desaparecidos chega a 132. No levantamento oficial, em todo o estado há 361 feridos.
Com 10,88 milhões de habitantes, de acordo com o Censo de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são 1,36 milhão de pessoas afetadas pelas chuvas que ocorrem desde 29 de abril, o que representa 12,55% dos habitantes do estado.
O governo contabiliza ainda 155.741 pessoas desalojadas, e 48.147 pessoas estão temporariamente em abrigos. Fonte: Agência Brasil.