Escritor, ator e professor de teatro Arthur Baldin encena monólogo baseado na sua trajetória de vida nos dias 3, 4, 5 e 6 de dezembro, com entrada gratuita; peça faz parte da programação da Virada Inclusiva 2024

As cidades de Amparo, Itapira, Socorro e Serra Negra recebem o espetáculo “Tião, Meu Glorioso Café” na primeira semana de dezembro. O monólogo autobiográfico é uma criação do escritor, ator e professor de teatro Arthur Acosta Baldin e faz parte da programação da Virada Inclusiva 2024. Antes do início da apresentação, o público tem a chance de visitar uma exposição interativa sobre a temática central da peça. A entrada é gratuita.

A Virada Inclusiva é um programa da Secretaria de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SEDPdC), do governo de São Paulo, que incentiva a participação de pessoas com ou sem deficiência em ações inclusivas. Em 2024, a iniciativa acontece entre os dias 2 e 8 de dezembro, de segunda-feira a sexta-feira, em diversos municípios do estado.

A programação é acessível e reúne atividades culturais, esportivas e de lazer, com a participação direta da sociedade civil, associações ligadas às pessoas com deficiência e poder público.

Semana de espetáculo

A primeira apresentação do monólogo “Tião, Meu Glorioso Café” acontece na Escola Técnica Estadual (ETEC) “João Belarmino”, em Amparo. A sessão será na próxima terça-feira, dia 3 de dezembro, a partir das 19h45, dentro do evento “Amparo Sem Barreiras”, criado em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Além do espetáculo e outras atrações, a escola recebe a exposição interativa da peça, a partir das 16h.
 
Depois, na quarta-feira (4), às 20h, o espetáculo chega à Casa da Cultura de Itapira. Socorro recebe o monólogo na quinta-feira, às 20h, com sessão no Centro Cultural, no centro da cidade. Por fim, a peça passa pelo Centro de Convenções Circuito das Águas Paulista, em Serra Negra, na sexta-feira (6), às 20h. Nas três cidades, a exposição tem sua abertura às 19h.

Sobre ‘Tião, Meu Glorioso Café’

Arthur Baldin leva ao palco toda a experiência de absorver os limites impostos pela deficiência de forma sensível e humana através da arte. Em “Tião, Meu Glorioso Café”, o escritor e ator compartilha com o público toda a vivência e desafios que lhe foram impostos a partir do diagnóstico de anoxia – ausência de oxigenação no cérebro –, no pós-parto, o que resultou em um leve déficit em sua coordenação motora.

Nascido em uma família que adora tomar café, Arthur Baldin usou a relação íntima com a bebida para criar “Tião”, personagem em que se inspira para demonstrar que as deficiências podem ser superadas com criatividade, empenho e bom humor.

“Tião, Meu Glorioso Café”, que tem a direção de Nando Bolognesi,  surgiu como ferramenta para despertar a atenção das pessoas com deficiência (PCDs), independente de qual seja, sobre realidades, pontos de vista e que há caminhos para o que muitos acham impossível. Arthur Baldin expõe no teatro os obstáculos dolorosos e até mesmo tristes vividos por ele de uma maneira simples, objetiva e com a leveza da comédia.

Trata-se de um espetáculo que pode ser visto com graciosidade, sem perder sua profundidade e que busca abrir os olhos da sociedade sobre a presença de uma minoria escondida formada por pessoas com deficiência. “Tião, Meu Glorioso Café” tem 40 minutos de duração e classificação livre. A peça conta acessibilidade para surdos (Libras).

Exposição antecede a peça

O público que chegar mais cedo aos locais do espetáculo em Socorro, Amparo, Itapira e Serra Negra será recebido e convidado pelo ator Arthur Baldin para explorar a exposição interativa sobre a temática central do espetáculo “Tião, Meu Glorioso Café”. Durante a visita, as pessoas terão a chance de participar de uma atividade, onde, com uma traquitana, tentam equilibrar um copo, que faz referência à peça.

Serão momentos descontraídos em uma experiência inspirada na jornada pessoal do ator em relação à sua deficiência. A proposta é criar uma conexão imediata e empática entre o público e a história de Arthur Baldin. A “brincadeira” permite que os espectadores identifiquem a mensagem do projeto e compreendam a importância da conscientização sobre as questões de acessibilidade e inclusão.

Game infantil no celular também é atração

Além do espetáculo e da exposição, o projeto “Tião, Meu Glorioso Café” tem um divertido jogo mobile acessível “Tião, Meu Glorioso Game”, voltado para as crianças. Inspirado na trajetória do ator Arthur Baldin, o jogo procura aproximar o público infantil da realidade vivida por ele.

O “desafio” online é equilibrar uma xícara de café em diferentes níveis, com o celular em movimento. Assim, o jogador experimenta, de maneira lúdica, todos os obstáculos enfrentados pelo protagonista de “Tião, Meu Glorioso Café”.

O jogo pode ser baixado através de um QR Code na entrada do evento e ainda pelo link https://tiaomeugloriosogame.netlify.app/. O game está disponível nos sistemas Android e iOS.

Sobre Arthur Acosta Baldin

O escritor, ator e professor de teatro Arthur Acosta Baldin nasceu em São Paulo e é idealizador, autor e ator da peça “Tião, Meu Glorioso Café”. É formado em Comunicação das Artes do Corpo e Pós-graduado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Atuou, dirigiu e escreveu a peça “Segismundo ExtemporÂneo”, apresentada em 2022 no Programa Praças, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo.  Além disso, participou da semana “Modos de Acessar”, com o coletivo Libertas, fundado em 2020 por ele e outros artistas.

Arthur Baldin ainda atuou na Cia. Mirante de Arte, onde foi protagonista da média metragem “Des.Conecte-se”, além de montar a peça “Religando-se”, também com a Cia. Mirante da Arte. É ator-diretor do espetáculo “Auto da Compadecida”, de 2019, e colaborador do Jornal “O São Paulo”. Como professor, Arthur Baldin trabalhou no Colégio Piaget, 2020 e 2021, e auxiliar no Colégio Oswald de Andrade. Integra o Programa de Iniciação Artística (PIÁ/2022), como Arte Educador (AE), programa promovido pela Secretaria de Cultura do Município de São Paulo.

O ator também se destaca fora do teatro, mais precisamente em projetos audiovisuais, como a adaptação de seu monólogo para o longa “As Horas Seguintes”. Seu trabalho busca dar protagonismo e voz às pessoas com deficiência, refletindo seu compromisso com a inclusão e a diversidade no campo artístico.
   
Ficha Técnica

Espetáculo: “Tião, Meu Glorioso Café”
Ator e autor: Arthur Acosta Baldin
Duração: 40 minutos
Classificação: Livre
Produção e produção executiva: Diego Mozer
Identidade visual: Gabriela Zimbres
Produção de Arte: Juliana Pavesi
Direção de Comunicação: Giovana Gabriel
Assessoria de Imprensa: Rota Comunicação e Assessoria
Serviço
Virada Inclusiva 2024
Espetáculo: “Tião, Meu Glorioso Café” com Arthur Acosta Baldin


AMPARO
Local: Escola Técnica Estadual “João Belarmino”
Endereço: Rua Sete de Setembro, 299, centro, Amparo-SP
Dia: 3 de dezembro, terça-feira
Horário: 19h45
Entrada: Gratuita
Espetáculo acessível em Libras
Abertura da exposição interativa: 16h


ITAPIRA
Local: 
Casa da Cultura (Salão Nobre)
Endereço: Rua Rui Barbosa, 750, centro, Itapira-SP
Dia: 4 de dezembro, quarta-feira
Horário: 20h
Entrada: Gratuita
Espetáculo acessível em Libras
Abertura da exposição interativa: 19h


SOCORRO
Local: 
Centro Cultural de Socorro
Endereço: Rua XV de Novembro, 210, centro, Socorro-SP
Dia: 5 de dezembro, quinta-feira
Horário: 20h
Entrada: Gratuita
Espetáculo acessível em Libras
Abertura da exposição interativa: 19h


SERRA NEGRA
Local: 
Centro de Convenções Circuito das Águas Paulista
Endereço: Rua Nossa Senhora do Rosário, 630, Estância Suíça, Serra Negra-SP 
Dia: 6 de dezembro, sexta-feira
Horário: 20h
Entrada: Gratuita
Espetáculo acessível em Libras
Abertura da exposição interativa: 19h