A 6ª edição do Prêmio Top Destinos Turísticos aconteceu na última sexta-feira (16 de janeiro), no hotel Terras Altas, em Itapecerica da Serra, considerada uma das mais importantes premiações do turismo de São Paulo, e contou com a presença do secretário de turismo e viagens do estado de São Paulo, Roberto de Lucena.
O Prêmio aponta os três melhores destinos no estado em cada uma das dezesseis categorias de turismo (aventura, compras, cultural, ecoturismo, esportes, estudos e intercâmbio, gastronômico, náutico, negócios e eventos, parques temáticos e naturais, pesca, religioso, rural, saúde e bem-estar, social, sol e praia e regiões turísticas), que são escolhidos pela somatória de pontos de júri técnico e voto popular.
Socorro (SP) concorreu em duas categorias: Aventura e Rural. Vencedora em outras edições na categoria Aventura, nesta edição ganhou o prêmio Top Destino Turismo Rural, reforçando que a cidade é um destino com ofertas variadas. E, também, levou o troféu Prata Made in SP como a segunda cidade com maior pontuação geral (245.370 pontos). Além dessas premiações, o Circuito das Águas Paulista, do qual Socorro faz parte, recebeu o Prêmio Top Destinos como melhor Região do Turística.
Esses prêmios corroboram o protagonismo de Socorro no cenário do turismo nacional. Para a secretária de turismo, Gê Barros, a união das entidades COMTUR, ASTUR e ACE juntamente com o empresariado socorrense fortalecem o destino, “aqui aos representantes das entidades também são merecedores deste prêmio, com a colaboração de vocês conseguimos juntos essa conquista”, diz.
“A sinergia entre as entidades e o empresariado não só fortalece a economia local, mas também projeta Socorro como um exemplo de destino turístico e essa colaboração contínua é essencial para manter e ampliar o reconhecimento do município como destino de excelência”, aponta o presidente da ASTUR, Ronaldo Silva. “Essas premiações têm sido fundamentais para fortalecerem a imagem de Socorro”, complementa Jaqueline Franco, presidente do COMTUR.
Estiveram presentes, representando a cidade de Socorro na 6ª Top Destinos Turísticos, promovida pela ADVB e SKAL internacional, a secretária de turismo, Gê Barros, a presidente e vice-presidente do COMTUR, Jaqueline Franco e Maria Isabel Lopes, o presidente da ASTUR, Ronaldo Silva e o diretor geral da Rede dos Sonhos, José Fernandes Franco.
O empresário José Fernandes, além de prestigiar a cerimônia de premiação, no dia seguinte (17) participou de fóruns e anunciou oficialmente sua participação no Visite São Paulo Convention Bureau e no programa Made in São Paulo, fortalecendo presença institucional, como também ampliando a visibilidade do turismo de experiências desenvolvido em Socorro no cenário estadual e nacional.
Circuito é campeão!
O Circuito das Águas Paulista conquistou o 1º lugar na categoria Regiões Turísticas e superando destinos de grande relevância no cenário estadual e nacional, como a Mantiqueira e o Litoral Norte.
Além da vitória como Região Turística, o Circuito teve seu trabalho reconhecido em diversas categorias, evidenciando a diversidade, a qualidade e a excelência das experiências oferecidas ao visitante. Entre as conquistas individuais, destacam-se:
- Serra Negra, vencedora na categoria Turismo de Compras;
- Águas de Lindóia, campeã na categoria Turismo de Negócios e Eventos; e
- Socorro, vencedora na categoria Turismo Rural.
Também estiveram representadas entre as cidades finalistas: - Socorro nas categorias Turismo de Aventura e Turismo Rural;
- Serra Negra em Turismo de Compras e Turismo de Saúde e Bem-Estar;
- Holambra em Turismo Gastronômico e Turismo de Parques Temáticos Naturais;
- Águas de Lindóia em Turismo de Negócios e Eventos e Turismo de Saúde e Bem-Estar;
- Amparo em Turismo Social.
Turismo Rural em Socorro – Vale a viagem!
Muito conhecida pelas atividades de aventura, a cidade do interior Paulista é também um destino encantador para quem busca uma experiência de turismo rural. Rodeada por montanhas da Serra da Mantiqueira e por uma rica beleza natural, Socorro tem diversas propriedades rurais que podem ser visitadas: de fazendas de café à pesqueiros.
Essas propriedades oferecem uma imersão na cultura da roça como ordenha de vacas, colheita de frutas, pesca. Um dos passeios que vale a viagem é a visita à Fazenda 7 Senhoras, uma verdadeira imersão à tradicional cafeicultura da cidade. A história da fazenda tem mais de 100 anos com o plantio de café na antiga fazenda São João. Atualmente, possui 65 ha e conta com 55 cultivados com mudas de café dos tipos catuaí vermelho e amarelo, mundo novo e bourbon. A fazenda abre para visitação guiada pela plantação, beneficiamento até uma deliciosa degustação.
Outras propriedades que podem ser visitadas em Socorro: Empório Nono Alpi, um misto de rancho, empório e alambique, onde é possível visitar o processo de produção das cachaças, Rancho Pompeia, oferece um bucólico café da manhã aos finais de semana e possui pães e doces artesanais, os pesqueiros Nene Oliani e Pitauá, alambique Pioneira e Cachaçaria Santo Mé, são alguns exemplos de locais em destaque do Turismo Rural de Socorro.








