Pela primeira vez Socorro participará do movimento mundial “Dia de Doar”, que será realizado no dia 29 de novembro. A líder comunitária, que trouxe a ação para nossa cidade é Alexia Nunez Mueller e inicia uma campanha para que as empresas e sociedade civil possam colaborar com as organizações socioambientais da cidade, seja com um troco solidário ou arrecadação de fundos, além de doações de objetos diversos e o voluntariado.

A iniciativa tem por objetivo conectar pessoas com as diversas causas: educação, saúde, meio ambiente, defesa aos animais, cultura, entre outras… Alexia também recebe o apoio da Prefeitura de Socorro que aprova uma lei para tornar o “Dia de Doar” um evento no calendário oficial do município.

Mais informações sobre as organizações e as empresas envolvidas e os pontos de coleta serão confirmadas em breve. Para participar do movimento aqui na cidade, entre em contato com a organização do movimento através do Instagram @diadedoarsocorro.

O que é o “Dia de Doar”?
É um movimento para promover a generosidade. É uma mobilização que promove um país mais solidário, por meio da conexão de pessoas com causas. Como é um movimento, não é centralizado: a marca, os materiais, manuais, etc são todos disponibilizados para que cada um que queira participar possa se apropriar e criar sua própria iniciativa.

o Brasil, o Dia de Doar foi realizado pela primeira vez em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. A partir de 2014 o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 85 países participando oficialmente.

Lá fora, o Dia de Doar tem nome de #GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”. Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como as BlackFriday e CyberMonday. É sempre realizado na primeira terçafeira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day).

Quem organiza e lidera a mobilização é a ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Assim como em 2021, atua em parceria com o Instituto Mol.