Os resíduos orgânicos são responsáveis por metade do material que chega no aterro sanitário. Ao invés de jogar no lixo, lotando aterros, é possível usá-lo como um excelente nutriente para o solo e plantas.
Nesta semana, Tiago Sartori publicou em suas redes sociais, o vídeo em que ensina – de forma simples – uma das possíveis maneiras de dar um destino para os restos de comida de casa. Confira:

A compostagem orgânica pode ser feita com restos de frutas, legumes, verduras, borra de café e papel toalha. Não é necessário nenhum tipo de buraco, basta colocar uma parte úmida (restos) para duas ou três partes de material seco (palha de grama, capim ou folhas secas), formando uma cobertura para evitar moscas e animais indesejados.
“Adubo o solo e evito jogar resíduo orgânico no aterro sanitário, dando um destino mais nobre para esse material riquíssimo. Além disso, minhas plantas do quintal agradecem dando melhores frutos e flores”, conta Tiago.
Atualmente, Tiago Sartori exerce o cargo de secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.