Turismo de aventura acessível da Estância Hidromineral de Socorro

Leitura obrigatória

Há mais de 16 anos, a acolhedora Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo – tem trabalhado e se empenhado para disseminar a acessibilidade. Hoje, é referência mundial em turismo de aventura acessível.

Em 2005, a cidade dava o primeiro passo: o projeto “Aventureiros Especiais”, que identificou as adaptações necessárias para inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e aprimorou as atividades de aventura. A ação integrou o Ministério do Turismo, a ONG Aventura Especial e algumas empresas da cidade.

Em uma iniciativa inédita, um verdadeiro laboratório, muitas foram as dificuldades, mas a maior delas foi criar os equipamentos específicos, principalmente para a cadeira do rafting, que deveria fixar a pessoa no bote, e o colete, que teria que remeter o praticante para a superfície com a cabeça voltada para cima. Outro desafio foi a criação da cadeirinha para o tetraplégico realizar a descida na tirolesa. O praticante precisaria ficar sentado com cintos transversais no peito e pescoço, para que este não pendesse.

Por conta desta ação, hoje, Socorro é a única cidade do Brasil que tem a possibilidade, dentro dos critérios resultantes do estudo, de oferecer todo o conforto e know how para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, no segmento de turismo de aventura.

Mais um grande avanço se deu em 2007: foi a vez de adaptar os pontos turísticos públicos e capacitar mais de 250 pessoas, para mão de obra local, por meio do projeto “Socorro Acessível”, um convênio entre a prefeitura e o Ministério do Turismo. O que rendeu a Socorro ser um dos 10 destinos turísticos brasileiros referência em segmentos prioritários para a promoção nacional e internacional.

Assim, por exemplo, o Museu Municipal, localizado em um prédio histórico de 1881, ganhou um anexo para serem feitas as adequações necessárias. O local conta com corrimão nas escadas; rampas; circuito de visitação, bebedouro, elevador e banheiros adaptados; vaga de estacionamento exclusiva para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e sinalização tátil. Na escola mais antiga da cidade, a coronel Olímpio Gonçalves dos Reis, datada de 10 de junho de 1911, existem rampas de acesso, banheiros e vagas de estacionamento.

O Mirante do Cristo – um dos pontos turísticos mais visitados – oferece vagas de estacionamento, banheiros adaptados, rampas e um elevador panorâmico. O Palácio das Águias, onde funciona a Biblioteca Municipal, tem estacionamento, rampas e elevador e banheiro adaptados. O Espaço do Artesanato também é uma obra pública acessível com rampas, banheiros e estacionamento.

A rota histórica central, que passa pela Igreja Matriz – com rampa de acesso até o altar e banheiro adaptado -, tem pisos táteis pelas calçadas. O coreto – localizado na praça da Matriz – e a Maria Fumaça 208 também receberam rampa de acesso.

Nos portais Lions e Colonial existem vagas de estacionamento e rampas. Assim como o Parque da Cidade dispõe de rampas e banheiros adaptados.

As lombofaixas espalhadas pela cidade, ajudam a conter a velocidade dos veículos e proporcionam mais segurança para os pedestres com mobilidade reduzida atravessarem a rua.

Os esforços e dedicação foram reconhecidos. Primeiro com o Prêmio Rainha Sofia de Acessibilidade, outorgado pelo Conselho Real para Deficiência, do governo espanhol, em 2013; inclusive a placa encontra-se exposta no Museu. Socorro também conquistou o diploma “Destaque de Honra – Gestão Municipal” no evento World Company Award (WOCA), que aconteceu em Portugal, em 2017. No mesmo ano e em 2019, a cidade foi considerada o melhor destino turístico do estado de São Paulo na categoria Turismo Social, pela premiação Top Destinos Turísticos, uma iniciativa da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e do SKAL Internacional São Paulo.

21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e Socorro pode comemorar. “Somos um destino preparado para atender os mais variados públicos, desde grupos de amigos, famílias com crianças e pets até idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Sempre de forma harmoniosa e que promova uma excelente experiência para todos”, afirma Ana Luiza Russo, presidente da Associação de Turismo da Estância de Socorro (ASTUR). “Enfatizamos sempre para os estabelecimentos, a necessidade de aprimorarem os serviços prestados para este público; ainda temos várias melhorias a serem implantadas, mas estamos no caminho certo”, completa.

De olho no calendário da cidade:   Em outubro acontece o 3° Festival Gastronômico Sabores de Socorro. Outros eventos que também já estão na programação da cidade são o Socorro Luzes de Natal, que começa no fim de novembro, junto com o lançamento do projeto “Socorro, a cidade mais petfriendly do Brasil”.

- Anunciantes -
- Anunciantes -

Últimas notícias