Com o objetivo de preencher uma lacuna na oferta de produtos no turismo religioso da cidade, promover a história e ainda arrecadar fundos para a restauração da própria igreja, está em andamento o projeto de Visita Guiada à Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Com total apoio do pároco Pe. Danilo Teixeira da Silva, o projeto visa formar grupos de pessoas para visitação da igreja, revelando desde sua construção e devoção a padroeira, às preciosas pinturas e obras existentes e hoje resgatadas as características originais.
A iniciativa é do Técnico em Turismo Leo Marcurio, em parceria com o historiador Augusto Belluzzo, que ficará responsável pela parte histórica.
As visitas iniciais serão conduzidas por Augusto Belluzzo e acontecerão em datas específicas: aos sábados, às 10h. Com base na demanda dos turistas, essas datas poderão ser ampliadas.
O valor ainda não foi definido, mas todo o recurso arrecadado com as visitas será destinado à restauração da igreja, garantindo a preservação desse importante patrimônio.
Em busca de voluntários
Nesse momento, a ideia é reunir novas pessoas interessadas, que serão treinadas e habilitadas, para serem guias da visitação. Os interessados em participar podem entrar em contato com a secretaria da igreja pelo: WhatsApp: (19) 99873-9122. As visitas guiadas deverão operar efetivamente a partir de janeiro de 2025.
Nova e promissora experiência
A história de Socorro está intrinsecamente ligada à Igreja Matriz, que desempenha um papel central na identidade da cidade. Para os idealizadores, Augusto e Leo, dada a inclusão de Socorro nos roteiros religiosos do Governo do Estado, o momento é de desenvolver um produto turístico religioso, diversificando assim as opções de turismo na região. “Essa iniciativa visa não apenas valorizar o patrimônio histórico e cultural, mas também atrair visitantes que buscam experiências espirituais e culturais enriquecedoras”, finalizam.