O atleta socorrense Vitor Hugo Genghini finalizou 2025 com grande glória: conquistou o vice-campeonato brasileiro profissional em sua última etapa, além de terminar a temporada entre os três melhores skatistas profissionais do país.

Em entrevista para O Município, ele revela os planos para 2026 e comenta sobre a sua escola EnsinarT e os principais desafios de ser um atleta profissional. Confira:

Como foi o ano de 2025 para você?
2025 foi um ano muito especial e bastante promissor. Além dos resultados nas competições, finalizei minha vídeo part intitulada “Do Jeito Que Dá”, um projeto muito importante na minha carreira. Essa vídeo part representa a realidade de muitos skatistas que dão o seu melhor mesmo sem ter as condições ideais para manobrar, mostrando que a vontade, a dedicação e o amor pelo skate muitas vezes falam mais alto do que a estrutura. Para um skatista, a vídeo part é fundamental, pois é nela que conseguimos mostrar nossa identidade, estilo, criatividade e evolução, deixando um registro que vai além das competições.

Dentro das pistas, consegui manter uma boa constância e fechei o ano com um vice-campeonato na última etapa do Brasileiro Profissional, além de terminar a temporada entre os três melhores skatistas profissionais do Brasil. Foi um ano de muito aprendizado, amadurecimento e evolução dentro e fora do skate.

Quais são seus projetos para 2026? Continua com a loja Shekinah SB e com a escola de skate EnsinarT?
Para 2026, meus projetos são dar continuidade ao que venho construindo e ampliar ainda mais minha atuação no skate. Pretendo continuar filmando nas ruas e produzir uma nova vídeo part, mantendo viva a essência do skate. Ao mesmo tempo, sigo focado nas competições, tanto no Brasil quanto em competições internacionais, buscando evolução constante e novos resultados.

Continuo sim com a Loja Shekinah SB e com a escola de skate EnsinarT, dois projetos que têm ajudado muito na minha carreira, principalmente no custeio de muitos gastos que o skate profissional exige. Além disso, faço isso porque gosto de estar envolvido com esses projetos e porque quero contribuir com a cena do skate de Socorro e com a cena do skate do Brasil em geral, ajudando a formar novos skatistas e a transmitir a real essência do skate para os alunos que chegam às aulas.

Em 2026 você completa quantos anos de skate? E como profissional?
Completo 12 anos de skate e 2 como profissional.

Para você, qual é a maior dificuldade em ser atleta profissional?
A maior dificuldade é a falta de estrutura e apoio constante. O atleta precisa investir muito em viagens, alimentação e preparação física e mental, muitas vezes sem ter um retorno financeiro garantido. Manter a constância, continuar acreditando no processo e seguir motivado é um dos maiores desafios do skate profissional no Brasil.

Quando falo especificamente da realidade de Socorro, percebo que ainda falta um entendimento mais profundo sobre a importância de apoiar um atleta profissional que representa a cidade. Esse apoio não se resume apenas a resultados, mas ao impacto positivo que o esporte gera, incentivando crianças e jovens a começarem no skate e fortalecendo a cena esportiva local.

Em muitas competições, enfrento atletas que contam com um apoio muito maior de suas prefeituras, que custeiam viagens e oferecem uma estrutura completa, com fisioterapeutas, profissionais de educação física e acompanhamento médico. Em Socorro, esse tipo de estrutura ainda não existe, o que acaba dificultando bastante a preparação e a participação em competições de alto nível.

Qual sua mensagem para quem deseja se tornar profissional?
Nunca desistam. O caminho não é fácil, vai ter queda, frustração e momentos difíceis, mas quem faz por amor segue em frente. Treinem, respeitem o processo, valorizem cada conquista e nunca esqueçam o motivo pelo qual começaram, que é o skate por amor e diversão.

Como os interessados podem entrar em contato para as aulas?
Podem entrar em contato pelo WhatsApp: (19) 99676-8968 ou pelo Instagram @ensinartskate. As aulas são para todas as idades e níveis, desde iniciantes até quem busca evolução técnica.
E para comprar peças de skate tenho a Shekinah Sb, o WhatsApp é o mesmo e o Instagram
@shekinah_sb.