Os meses de agosto e setembro são especiais em Monte Alegre do Sul. A pequena e aconchegante estância do Circuito das Águas Paulista, localizada a apenas 70 km de Campinas e a 130 km de São Paulo, se transforma em um dos destinos mais procurados do estado. Com a proposta de promover o encontro entre a gastronomia, a agricultura e o turismo, a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Monte Alegre do Sul promove, nos dias 19 a 21, 26 a 28 de agosto e 02 a 07 de setembro, das 10h às 22h, a 27ª edição da Festa do Morango no Centro Histórico de Monte Alegre do Sul.

Durante a festa, o clima frio de montanha se apresenta. Mesmo no inverno, a cidade que, no dia a dia, é pacata, mostra que sabe como agradar os visitantes. No centro histórico, rodeado por casarões da época áurea do café, está o belíssimo Santuário do Senhor Bom Jesus (o único santuário da região).

Entretanto, os atrativos não se limitam à área reservada para a festa. É possível explorar os quatro cantos da cidade e conhecer melhor a rica gastronomia, os alambiques e a cultura interiorana que proporciona a fuga da rotina da metrópole em poucas horas de viagem.

O objetivo é realizar um grande evento não apenas nas suas dimensões espaciais, mas também em sua proposta de lazer, entretenimento, shows e atrativos culturais para toda família.

O morango em Monte Alegre do Sul

O morango se tornou um dos principais elementos da cultura e história de Monte Alegre do Sul, uma vez que o Município foi responsável pelo plantio das primeiras mudas do estado de São Paulo.

Desde então, a produção se destaca pela qualidade. Baseada na agricultura familiar, teve, ao longo das décadas, diversas evoluções técnicas que, aliadas ao carinho com a terra, fazem brotar os frutos mais doces da região. Destacam-se na produção local as seguintes variedades de morangos: Oso Grande, San Andréas, Camarosa, Tudla, Pircinque, Camino Real. A produção prevista para este ano é de aproximadamente 500 toneladas de morangos.

História da Festa do Morango

A Festa do Morango foi criada no ano de 1994 a fim de incentivar produção de uma das frutas mais desejadas pelo consumidor brasileiro. O morango foi escolhido não pela quantidade produzida, mas pelo vínculo histórico. Na década de 1940, os morangos começaram a ser cultivados em Monte Alegre do Sul, por meio da Estação Experimental do Governo do Estado de São Paulo, vinculada ao IAC – Instituto Agronômico de Campinas. Daí em diante, foram desenvolvidas diversas variedades. Ainda hoje, Monte Alegre do Sul é considerada uma das maiores produtoras de mudas de morango do país.

Atualmente, além dos produtores da fruta que expõem e vendem seus produtos, morangos são encontrados tanto “in natura”, como nas mais diferentes receitas, muitas delas desenvolvidas especialmente para o evento. É possível encontrar uma grande diversidade de derivados, produzidos e comercializados por doceiros da cidade.

Realização:

Prefeitura Municipal da Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul
Departamento de Cultura, Esportes e Turismo
Departamento de Agricultura e Meio Ambiente

Apoio:

Conselho Municipal de Turismo de Monte Alegre do Sul
Consórcio Intermunicipal de Turismo do Circuito das Águas Paulista