Fotos: Ronaldo Masero e Mateus Souza

No final de semana de 5 e 6 de março aconteceu o já tradicional encontro dos canoístas de águas brancas no Rio do Peixe, na cidade de Socorro, este ano a Remada no Peixe chegou na sua 4ª edição. O objetivo do evento é mobilizar a comunidade dos canoístas e se juntar para uma descida nas corredeiras do Rio do Peixe e celebrar essa oportunidade de aproveitar as águas do nosso rio para unir as tribos de diferentes práticas da canoagem, seja de caiaque creek, seja de duck (caiaque inflável), seja de rafting, seja de boia-cross.

O grande lema que move a comunidade de se reunir em Socorro é chamar a atenção para a importância da preservação dos recursos hídricos. Como apontou o Pedro Oliva, um dos maiores nomes do caiaque extremo no Brasil e no Mundo: “comunidades e sociedades desenvolvidas e conscientes estão todas banhadas pelos rios limpos”.

Esse ano, além do Pedro Oliva, ex-recordista mundial de altura de uma cachoeira transposta a bordo de um caiaque, o evento contou com participação internacional, além dos brasileiros dos estados de SP, RJ, MG, RS, PR, tivemos participação de caiaquistas canadenses e tchecos e nacionais que viajaram mais de 800 km para estar presentes ao evento.

As corredeiras do Rio do Peixe contam com um elevado nível técnico, exigindo um preparo e experiência prévia dos participantes. Para garantir a segurança, nos pontos críticos foi montado um esquema de “safety” através do grupo dos canoístas locais “Kayusca”.

Este ano São Pedro garantiu chuvas na véspera o que colaborou com o nível do rio compatível com a proposta do evento. No sábado, o sol veio forte, então as refrescadas dentro das ondas nas corredeiras foram bem vindas.

O evento foi um sucesso, a cidade de Socorro marcou firme a sua presença no calendário nacional de eventos de canoagem em águas brancas e para ano que vem esperamos aumentar a participação, trazer mais atrações para o público assistir o evento. A 4ª edição foi organizada por Nádia Zamboim, Mariana Lima Costa e Vit Vanicek.