O Cartório Eleitoral de Socorro divulgou uma lista com 677 eleitores da cidade que podem ter o título cancelado por não terem votado nas três últimas eleições. Para evitar o cancelamento, é necessário regularizar a situação até 19 de maio de 2025.

A lista está disponível no cartório eleitoral e também pode ser consultada no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), na opção Autoatendimento Eleitoral. O processo de regularização pode ser feito presencialmente no cartório ou pelo aplicativo E-Título. Os eleitores precisam comprovar o exercício do voto, pagar as multas correspondentes ou justificar as ausências.

Caso não regularizem a situação dentro do prazo de 60 dias a partir de 20 de março, os títulos serão automaticamente cancelados, conforme a Resolução TSE nº 23.659. Essa medida pode trazer uma série de consequências, como a impossibilidade de receber salários de função ou emprego público, obter empréstimos em instituições financeiras estatais, prestar concursos públicos e emitir documentos como passaporte e carteira de identidade. Além disso, o cancelamento do título também pode impedir a matrícula ou renovação em instituições de ensino público e barrar o registro de candidatura, o que, consequentemente, impede o eleitor de votar nas próximas eleições.

Além dos eleitores de Socorro, a medida também afeta 286 eleitores de Pinhalzinho, que também faz parte da 136ª Zona Eleitoral.
Para mais informações, os eleitores podem procurar o Cartório Eleitoral de Socorro ou acessar os canais online do TRE-SP.