Delicado e encantador: as peças de bordado em bastidor de Heloísa Chaves transmitem beleza e riqueza de detalhes, sendo personalizadas com fotos, desenhos e pequenos textos. Participante do 2º Socorro Expo Noivas, que aconteceu neste final de semana, a artesã apresenta seu trabalho para nossos leitores. Acompanhe:
O despertar para essa arte aconteceu quando ela foi trabalhar num ateliê de vestidos de noivas, se especializando no bordado com pedrarias e aplicação de renda. “Em 2020 fiz alguns cursos de linhas e bastidores, sempre gostei da técnica de bordado livre e suas possibilidades. Aprendi ponto cruz na infância, mas não segui em frente, porém continuei interessada em trabalhos manuais”, conta Heloísa.
Depois vieram outros cursos de pontos básicos, pontos avançados, pintura de agulha, bordado em foto e bordados de letras. “Por isso digo que bordado não é dom, é treino e estudo constantes e sempre busco me atualizar. Em breve pretendo produzir pingentes bordados. Serão peças exclusivas, delicadas e de bom gosto”, ressalta.
E essa arte veio para Socorro, cidade que já é seu lar desde setembro de 2021, quando se mudou do Paraná com seu marido.
A produção dos bordados manuais emoldurados em bastidor pode chegar até trinta dias. O carro-chefe são os porta-alianças, porta maternidade, bordados para decoração e fotos bordadas.
Depois de alinhar as ideias dos clientes, Heloísa monta o desenho e faz a combinação de pontos e cores. Dentre tantos pedidos, Heloísa lembra de um grande desafio: produzir trinta e cinco bastidores para uma cliente presentear seus amigos na Itália, no qual a artesã precisou transmitir nas telas algo que representasse a personalidade de cada um. Missão dada é missão cumprida e os bastidores embarcaram para a Europa, sendo um belo presente de nossa arte brasileira.
Serviço – As encomendas são online, pelo Instagram @heloisaarts ou pelo WhatsApp (19) 93619-0993.