Foto: Bruno Boulay

Alice Masiero, vencedora do “Prêmio Totem” de exposição individual, no Salão Paulista de Arte Naïf, realiza a primeira retrospectiva da sua carreira com cerca de 40 pinturas, que podem ser visitadas no Museu de Socorro até dia 8 de janeiro.

A artista que nasceu e mora em Morungaba, há aproximadamente 40Km de Socorro, se expressa através da estética naïf, tendo obras em coleções particulares, e museus, inclusive o próprio Museu Municipal, tem uma obra da artista no seu acervo, a qual recebeu o Prêmio aquisição na BINaïf 2019.

Segundo o crítico de arte Oscar D’Ambrósio: “Alice Masiero apresenta em seu trabalho a inquietação das grandes artistas. Busca soluções criativas e, com seus traços pequenos e próximos, já tem uma marca registrada, que pode aprimorar num processo contínuo de valorização de um de seus principais méritos: a habilidade colorística”.

Para o crítico, a artista conquista seu espaço não apenas no universo naïf, mas no rol dos artistas paulistas e brasileiros que transformam o cotidiano e a infância na matéria-prima de criações memoráveis.

O Prêmio Totem de exposição individual é mais uma conquista da artista. Ele foi oferecido pelo ITC, Instituto Totem Cultural, instituição da nossa cidade, cuja presidente é Marinilda Boulay, uma das curadoras do Salão Paulista de Arte Naïf. Quem for conferir a individual da artista poderá ainda visitar o Salão, que acontece simultaneamente, e apresenta mais de 200 obras de artistas de 40 cidades do Estado.

Alice Masiero nos fala um pouco sobre como ela vê a arte e a sua exposição em Socorro: “A arte faz meu coração vibrar, vibrar intensamente de amor e gratidão. Depois de anos vivenciando seu efeito curador, renovador, incentivador e tantos outros efeitos benéficos eu ainda sinto a mesma euforia de quando realizei a minha primeira obra. Estar hoje no conjunto belíssimo do Salão Paulista de Arte Naïf é uma grande honra, representar a Arte Naif Paulista é um estado de graça, pois dentro dessa estética não somente encontramos belas obras, mas também vidas contadas de forma poética pelos pincéis dos artistas. A exposição está rica e bela, mostrando o quanto nosso país é criativo e maravilhoso. Ganhar o Prêmio Totem de exposição individual foi como ganhar a flor mais linda do jardim dos Naïfs Paulistas, e estará para sempre nas minhas melhores lembranças. Muito obrigada aos organizadores e curadores por essa importante exposição que ressalta os artistas Naifs do nosso querido Estado de São Paulo”. E ela conclui: “A arte é energia que cura e renova o ser, de quem a realiza e dos seus apreciadores, grande é sua força para evolução humana, a todos minha gratidão!”

O SP Arte Naïf é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do ProAC (Programa de Ação Cultural), do qual a empresa socorrense Totem recebeu um prêmio para produzi-lo. O evento tem apoio da Prefeitura, Museu Municipal, e Secretaria da Cultura.

Alice Masiero – Prêmio Totem e Salão Paulista de Arte Naïf
Até 8 de janeiro 2022
Museu Municipal Dr. João Baptista Gomes Ferraz. Entrada gratuita
Aberto de terça a sábado das 9h às 17h (Fechado em domingos, 2a feiras e feriados)