No dia 10 de janeiro, o Canil da Guarda Municipal completou cinco anos, desde a sua instituição pelo decreto 3762/2018.

A equipe do canil é composta pelo coordenador Lourenço e guardas Cardoso, Souza e Santos responsáveis por conduzir e comandar os cães e fazer o treinamento para sua atuação. Atualmente temos quatro cães: Apolo, Sara, Huck e Zeus. E, em breve, chegará um novo integrante.

Um filhote que foi doado à nossa corporação e será treinado para atuar na equipe”, revela o secretário de Segurança e, William Morais.
Os cães integrantes da Guarda Municipal são adestrados para atuar no policiamento ostensivo e apoio no patrulhamento; operações de busca, resgate e salvamento, em apoio à Defesa Civil; detecções de entorpecentes, demonstrações de cunho educacional e recreativo; formaturas e desfiles. “Além disso, eles participam ativamente de ações sociais, inclusive fazem o maior sucesso nas visitas às escolas”, acrescenta o secretário, citando também o apoio às cidades vizinhas.

“O canil foi uma grande conquista para a segurança da nossa cidade e cada vez mais será aperfeiçoado. Não posso deixar de citar o comandante da época em que foi instituído, Cristovão Mendes e o prefeito André Bozola, que se dedicaram para trazer este reforço à nossa Guarda Municipal; e também ao prefeito Ricardo Lopes que sempre nos apoia em todos os avanços necessários para a nossa secretaria”, conclui William.

Seminário de cães da polícia acontece neste fim de semana
Nos dias 27 e 28 de janeiro, das 7h às 17h30, o Parque da Cidade recebe o 1º Seminário de Cães da Polícia da Guarda Municipal de Socorro. O evento contará com a presença dos instrutores Jorge Soares e Lucas Esdreas, juntamente com a equipe da GCM e outros municípios. “Contaremos com apresentações do nosso canil, envolvendo figuração, guarda e proteção, detecção de armas, narcóticos e odorologia. Será uma grande oportunidade de apresentar nosso trabalho, bem como compartilhar todo o conhecimento e experiência adquiridos, ao longo destes cinco anos”, encerra.