O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra) realizou, na noite de 19 de janeiro, o lançamento de seu novo Plano Regional de Resíduos Sólidos, no Centro de Convenções, em Serra Negra.
Participaram do evento, representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, gestores de consórcios públicos e de entidades governamentais e privadas, além de membros de ONGs e da Sociedade Civil.
O Plano Regional de Resíduos Sólidos é resultado de um convênio de cooperação entre o Cisbra e o Sebrae-SP. Elaborado pela I&T Gestão de Resíduos, o documento apresenta soluções para gestão e manejo de resíduos sólidos urbanos, com envolvimento de cadeias produtivas em processos de economia circular nos municípios consorciados. Propõe uma transformação na gestão de resíduos da região, atendendo a, no mínimo, 13 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori, explica que o Plano de Resíduos Sólidos propõe um avanço na destinação correta dos resíduos e investimento em infraestrutura. Também traça estratégias de incentivo à formalização da cadeia produtiva de reciclagem e inserção socioeconômica de cooperativas e associações de catadores.
Para o vice-prefeito de Socorro, Henrique Cézar, é preciso entender da melhor forma a cadeia de produção, consumo e descarte e como cada um dos diferentes atores sociais participa dessa cadeia. “Pensar em circularidade é pensar em conexões. O Plano de Resíduos Sólidos é um diagnóstico integrado e multissetorial. Traz pontos importantes de ações para gestão de resíduos na região”, conclui.
O Cisbra é formado pelos municípios de Amparo, Águas de Lindóia, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Serra Negra, Socorro, Toledo-MG, Tuiuti e Vargem.