O Complexo Turístico do Morro do Cristo, que está fechado há mais de dois anos – devido à pandemia e as obras que foram desenvolvidas neste período, será reaberto, com a inauguração no dia 30 de julho, a partir das 17h. Foram implementadas várias benfeitorias, como o Restaurante-Lanchonete, Jardim das Oliveiras, Praça do Relógio, nova Base do Teleférico e consequentemente a recuperação da deslocação aérea (parada há quase 20 anos) que liga o local à Avenida Vanderlei José Vicentini, onde se localiza um dos principais (o primeiro dessa modalidade direcionado aos visitantes) Centros de Compras da Cidade.
Para a reinauguração, a Administração Municipal vai liberar o acesso, gratuitamente, pelo Teleférico, a partir das 16 horas do sábado, as 300 pessoas que desejarem alcançar o topo do Morro. Mas o equipamento estará funcionando somente para a subida. A descida será até a entrada do Complexo, através de Vans, cedidas também de graça. Paralelamente, abre-se o evento “Cultura A Gosto”, elaborado pela Secretaria Municipal de Cultura, com atrações, tais como: 18h – BANDA POP – #NoiteDoCristo – POPCORE; No dia 31 de julho, 12h – BANDA POP – #AlmoçoNoCristo – ASLANPOP; 15h às 21h – FESTIVAL DE ROCK – #RockNoCristo – com duas Bandas e ainda Credance Cover. Demais shows programados estarão disponíveis nas redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura de Pedreira. Haverá a participação dos food trucks – alimentação, doces e bebidas, com um variado cardápio.
Funcionamento do Teleférico
A atração turística ficará aberta aos finais de semana e feriados das 8h às 16h. Os ingressos terão o valor de R$ 20 com direito a meia entrada.
Com a possibilidade de ter a vista do Rio Jaguari e montanhas da Serra da Mantiqueira, a paisagem ainda permite oferecer aos turistas o pôr-do-sol durante o passeio, que dura 20 minutos com capacidade de 108 pessoas por hora. Para que o teleférico ficasse totalmente seguro, foram necessários a troca de mais de 570 metros de cabos de aço que sustentam as cadeiras, reforma completa das torres de sustentação, volantes e casa de máquinas.
Treinamento para Resgate
Durante três dias seguidos, da semana de 18 a 22 de julho, funcionários do Teleférico, prepararam-se através de intenso treinamento, para o resgate, focando as mais diferentes circunstâncias, tais como corte de energia elétrica, acidente ou mal-estar de um ou mais passageiros e pane operacional. Também foram repassadas técnicas para acalmar usuários e iniciar os procedimentos da liberação, com controle da situação e segurança. As informações são da Prefeitura de Pedreira.