O Conselho Municipal de Turismo completou neste ano de 2021, 25 anos de sua fundação. O empresário José Fernandes Franco foi o primeiro presidente do conselho que teve a sua origem dois anos antes, em 1994, com a criação do grupo Pró Turismo, do qual faziam parte representantes de nove empresas: Grimberg’s Village Hotel, Hotel Recanto da Cachoeira, Hotel Vergani, Hotel Village Montana, Campo dos Sonhos, Psicultura e Pescaria Nenê Oliani, Floresta do Lago, Intermeios, Rainbow Produções e Ranário Fênix.
“Juntos, chegamos à conclusão de que o Turismo era o futuro que desejávamos para a nossa cidade. Não podíamos ficar esperando o poder público e nem outra pessoa para resolver o problema do Turismo de nossa cidade. Precisávamos nos unir”, afirma ele.
“Depois de várias reuniões o grupo entregou para o então prefeito Valdir Bortolasso o primeiro plano turístico de Socorro com ações nas áreas de infraestrutura, atrativos turísticos, culturais e um plano de divulgação”, lembra José Fernandes.
Durante dois anos o grupo, que já contava com cerca de 30 membros, se reunia mensalmente, atuando na elaboração de diversos projetos envolvendo o Turismo.
“No início de 1996, após tomar conhecimento que na Constituição de 1998 falava-se sobre a criação de conselhos municipais, estaduais e nacionais, tivemos a ideia de criar o Conselho Municipal de Turismo. Contamos com a ajuda do então vereador Prof. Dimas Silveira da Costa para a criação da lei de criação do COMTUR, que foi sancionada em 22 de abril, pelo prefeito Nadir do Carmo Leme”, detalhou o empresário.
Com a publicação da Lei, o COMTUR de Socorro se tornou um órgão consultivo e deliberativo, com isso, desde então, todos os projetos turísticos da cidade têm a obrigação de passar pelo conselho. A primeira reunião oficial foi realizada no início de 1997 com 22 representantes e suplentes de diversos segmentos que elegeram a primeira diretoria: José Fernandes Franco, presidente; Hélio Grimberg, vice-presidente; Vivaldo Lopes Martins, secretário executivo; Maria da Graça Silva, secretário adjunto; Dervino D. Santin, tesoureiro executivo; Luiz G. R. de Moura, tesoureiro adjunto.
O proprietário da Rede dos Sonhos foi presidente nas três primeiras gestões do COMTUR e em 2011; também ocuparam a presidência do conselho os empresários Jaime dos Santos Moraes, Paula Cheouhan, Edelson Teves, Sebastião Genghini, Vitório Zuccon, Luiz Eduardo Bovi e, agora, recém eleita, Ana Luiza Russo.
“O Conselho Municipal de Turismo é reconhecido nacionalmente; já foram centenas de palestras proferidas para falar sobre o nosso trabalho. Inclusive, fomos premiados duas vezes como o melhor COMTUR do Estado. Um trabalho que começou há 25 anos e continua até hoje, cada vez mais forte e colocando nossa cidade cada dia mais em evidência”, enfatizou José Fernandes.
“Participo do COMTUR desde 2014 e pude acompanhar de perto as mudanças (para melhor) e o crescimento do Turismo na cidade como um todo. O COMTUR é um órgão consultivo e de assessoramento e em Socorro, é muito atuante e realmente engajado com questões de turismo sustentável, inclusivo (social) e consciente”, conta a nova presidente, Ana Luiza Russo.
“O modelo de governança participativa no Turismo de Socorro, que vem acontecendo principalmente nos últimos 4 anos, onde o poder público e a iniciativa privada trabalham juntos para alcançar os objetivos do turismo municipal e regional já é referência nacional, servindo de modelo para diversos outros destinos turísticos no Brasil”, completou ela que em sua gestão, que vai de janeiro de 2022 à dezembro de 2023, pretende estreitar e aprimorar este modelo de governança, para ajudar a implementar o plano municipal de turismo, junto à Secretaria Municipal de Turismo e com o apoio da ASTUR (Associação de Turismo de Socorro).