Dia das Crianças também é dia de presentes, comemorações e também de reflexões. Nessa semana, convidamos a psicopedagoga Jaqueline Barbieri para falar da importância da infância, dos excessos e desafios dos dias atuais. Confira entrevista:
Qual a importância da infância?
É de extrema importância, pois a infância é o período no qual mais nos desenvolvemos.
Durante nossos primeiros anos de vida aprendemos sobre nós mesmos, as pessoas que nos cercam e o mundo ao nosso redor por meio de brincadeira, jogos e imaginação, ou seja, através de processos lúdicos. Nesta fase nos assemelhamos a pequenos cientistas, sempre curiosos, dispostos a perguntar, experimentar, conhecer, investigar e inventar. Logo, ao brincar nos educamos, damos sentido à vida.
Sem dizer que todo o acúmulo de saberes influenciarão nossas relações sociais, afetivas, cognitivas e físicas, ajudando a construir quem seremos no futuro. Portanto, é na infância que adquirimos conhecimentos essências para toda vida.
Está havendo uma perda da ludicidade?
Acredito que não. As crianças de hoje, assim como as de antigamente, aprendem através do brincar, das histórias orais, livros, cantigas, fantasias etc. numa relação próxima com outras pessoas e com a natureza. Entretanto, atualmente o lúdico também se encontra em outros meios, o transportamos para as telas dos computadores e celulares, as quais proporcionam aos pequenos músicas, vídeos e atividades com cores vibrantes e sons animados. Deste modo, a ludicidade não se perdeu, demos a ela um novo formato.
O uso do celular e da internet prejudicam o desenvolvimento?
Os recursos trazidos pelas mídias chamam a atenção das crianças. Os bons conteúdos são didáticos, coloridos e animados, logo, quando usados corretamente são aliados para ampliarem o desenvolvimento infantil.
Desta maneira, se desejamos usá-los temos que nos atentar aos motivos que estamos deixando os pequenos em frente a tela, se é para brincarem e aprenderem sobre um assunto, num período pequeno de tempo ou se estamos deixando que usem formas errôneas, impedindo de se desenvolverem em outras áreas de sua formação. Além disso, existem instituições como a Associação Médica de Oftalmologia, que define qual idade pode ser introduzida as telas e o tempo que podem ficar expostas, para que as crianças não sofram prejuízo durante a aprendizagem.
Qual é o maior desafio dos pais/responsáveis nessa fase? Onde costumamos errar?
Os adultos estão tão ligados as tecnologias atualmente que trazem o uso das telas a vida de seus filhos de maneira precoce e sem supervisão, por isso o maior erro hoje é usarmos as telas como um recurso de pacificação das crianças. Os responsáveis devem sempre enfrentar o desafio de estimula-las através do brincar, seja com outras pessoas, seja com elementos da natureza ou brinquedos, as provocando a serem pequenos cientistas, a quererem questionar o mundo por completo para que tenham uma ampla formação das suas áreas cognitivas, afetivas e sociais.
Devemos, então, estimula-las com diversas atividades extras neste período para se relacionarem com outros e com a natureza?
As atividades extras na infância, tão quanto no decorrer dos outros anos, são importantes para proporcionar um maior desenvolvimento da criança. Desta maneira, aulas relacionadas a esportes as ajudam a correr, pular, andar, etc. aprendizados importantíssimos para obter desde uma vida saudável até ajudar no desempenho escolar; aulas de teatro, desenho, línguas estrangeiras as ligam a cultura e as levam a ter um maior conhecimento de mundo e futuramente senso crítico.
Todavia, não devemos deixar que as crianças tenham seu tempo inteiro tomado por atividades. Elas necessitam de um tempo livre para o descanso ou para trabalharem sua imaginação, trazendo em suas brincadeiras os aprendizados que obtiveram.
Que dica você daria para a infância ser aproveitada da forma mais saudável possível?
A infância é período de experimentações, deixemos que nossas crianças vivam esses anos de aprendizados permeadas pelas brincadeiras com seus amigos e familiares, preferencialmente em locais onde haja natureza ou elementos naturais, pois assim, poderão se desenvolver integralmente. O celular e a internet podem utilizados com elas, mas sempre na idade certa e com controle do tempo de uso. Não vamos dar a esses recursos mais espaço do que necessário, porque por mais lúdicos e educativos que sejam, os pequenos aprendem mais pelo contato humano.
Serviço: Jaqueline é Psicopedagoga e mestre em Educação pela Unicamp. Atende no Estúdio Corporales, à Praça 7 de Setembro, 95 – Centro, Socorro/SP. Contato: (19) 99159-7998.