A missa campal, em sistema drive-in, registrou a presença de mais de 200 automóveis e dezenas de pessoas nas arquibancadas. Foto: Rafael Pompeu

Domingo, 15 de agosto, foi dia de celebrar a Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Um dia de evangelização marcado pela leveza e alegria de seus sacerdotes e fiéis.

A programação começou com a alvorada e Corporação Musical Santa Cecília, homenageando a cidade e sua padroeira. A Igreja Matriz esteve aberta durante todo o dia para visitação, orações e missas, começando logo pela manhã.

A terceira edição da Tratorada teve início com a bênção de Padre Marcio Canteli. “Nesse dia especial para nossa cidade não poderíamos deixar de homenagear e agradecer aos produtores rurais que constroem e alimentam essa cidade, esse país: a nossa Bênção a todos vocês… O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de nós. Deus Pai de infinita bondade, derramai a vossa bênção sobre esses produtores e esses seus tratores, instrumento de seu trabalho, pela intercessão da nossa Mãe, a Virgem do Perpétuo Socorro”. O padre Márcio foi auxiliado pelas acólitas Mônica Caroline e Andreza Montini.

Em seguida, com saída da imagem da Santa na Rua João Leonardelli, a Carreata em Honra a Nossa Senhora também percorreu as ruas da cidade.  “Viva Nossa Senhora! Viva nossa cidade em seus 192 anos!”, saudou padre Francisco Gilson. “Caminhemos com Maria, servindo a Jesus Cristo, caminhemos com Maria nos passos do Evangelho”, acrescentou ele.

Com a imagem da Padroeira e as tradicionais cores azul e vermelho, os veículos seguiram rumo ao Parque da Cidade. Pelas ruas, casas e comércios também se vestiram com as cores da Santa, numa demonstração de fé. 

Transmissão em tempo real

Toda a programação, desde o primeiro dia da novena,  foi transmitida ao vivo pela internet, graças ao empenho da equipe PASCOM (Pastoral da Comunicação), tornando possível que as celebrações fossem acompanhadas por aqueles que ficaram em casa, evitando as aglomerações, como também aqueles que estavam longe: “Matei a saudade da minha cidade. Viva NS Socorro!”, comentou Maria da Graça Monteiro. 

A equipe PASCOM é formada por Bruna Gonçalves, Emerson Nogueira, Francine Pereira de Almeida,  João Vitor Paltrinieri, José Armando Almeida Montini, Luciana Vitória Nogueira, Monica Caroline de Melo Rodrigues, Paulo Ricardo da Silva (seminarista), Rafaelle Leonardi Moraes de Oliveira, Sonia Colli e Tiago Luís de Oliveira. A coordenação/orientação é do Pe Francisco Gilson e colaboração do Pe Márcio Canteli.

Missa Campal

Todos reunidos no Parque da Cidade, veículos e fiéis, teve início a Missa Campal – Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, presidida por Dom Sérgio Colombo. “Com alegria chegamos mais uma vez à nossa querida cidade de Socorro. Sejam bem-vindos irmãos e irmãs. Quero acolher a todos”, cumprimentou o bispo diocesano.

Ao final de pouco mais de 1 hora de celebração, padre Francisco, agradeceu nominalmente  a todas as equipes que não mediram esforços para tornar possível a realização dos  eventos e  também da Santa Missa com toda sua completa estrutura envolvida. “Gratidão é a palavra que resume tudo aquilo que sentimos por aqueles que se empenharam para fazer ressoar o Evangelho e a devoção à  Virgem Maria, Mãe do Perpétuo Socorro”, finalizou o pároco.