Seguindo a medida anunciada pelo Governo Estadual, a Secretaria Municipal de Saúde começa hoje, 3 de dezembro, a redução de 5 para 4 meses o intervalo da dose adicional da vacina de Covid-19. A medida é uma recomendação do Comitê Científico do Coronavírus do Estado de São Paulo diante do atual cenário epidemiológico da doença no mundo e a proximidade das festividades de final de ano.
A medida vale para quem tomou duas doses dos imunizantes do Butantan/Coronavac, da Fiocruz/AstraZeneca/Oxford e da Pfizer/BioNTech e vai beneficiar cerca de 10 milhões de pessoas que se vacinaram nos meses de julho e agosto.
Além do cenário epidemiológico ao redor do mundo, a medida levou em consideração que São Paulo é porta de entrada, via portos e aeroportos, de pessoas de todo o mundo e o Brasil ainda não tem a obrigatoriedade da apresentação de comprovante de esquema vacinal completo para os viajantes.
Nesta semana, SP também confirmou três casos da variante Ômicron, que também já havia sido diagnosticada em diversos países, podendo impactar no cenário epidemiológico mundial
Vacinados com Janssen começam a receber a dose de reforço
Começou na quinta-feira, dia 2, a aplicação da dose de reforço para aqueles que foram vacinados com a Janssen, em Socorro. De acordo com o Vacinômetro, do Governo Estadual, 983 pessoas receberam o imunizante.
Nesta semana, a Secretaria de Saúde recebeu a informação oficial sobre a dose adicional da vacina contra a Covid-19 das pessoas que tomaram a primeira dose da Janssen.
De acordo com a nota técnica, as pessoas que receberam a primeira dose da vacina Janssen devem receber a dose adicional preferencialmente de Janssen, mas podem tomar qualquer outra vacina disponível, em caso de indisponibilidade da primeira.
Para as pessoas sem comorbidades, o intervalo entre a primeira e a segunda dose deve ser no mínimo de 2 meses. Para imunossuprimidos, o intervalo deve ser de no mínimo 28 dias.
A vacina da Janssen era vacina de dose única. Mas estudos recentes mostraram um aumento na proteção quando a segunda dose é aplicada num intervalo de dois a seis meses. Por isso, o Ministério da Saúde passou a recomendar a dose de reforço também para o grupo de pessoas que foram vacinadas com Jans-sen.
Em Socorro, a vacinação contra a Covid-19 acontece de segunda a sexta-feira no Clube da Melhor Idade, das 8h às 16h.
Saúde alerta 2.094 faltosos da 2ª dose contra a COVID
A Secretaria de Saúde anunciou nesta semana que 32.877 pessoas foram imunizadas com a segunda dose e 4.964 tomaram a dose de reforço da vacina contra a COVID-19.
No entanto, muitas pessoas ainda não retornaram para a segunda dose. Embora tenha reduzido nas últimas semanas, o número ainda é alto. Há cerca de 15 dias, o número de faltosos era de 2.855 e, na tarde de ontem, 2 de dezembro, a Prefeitura comunicou que ainda restam 2.094 cidadãos para receber a 2ª dose do imunizante. “Temos doses de Pfizer com vencimento próximo em 18/12”, alertou.