Os desenhos são uma forma lúdica de explicar o mundo para nossas crianças e essa é a missão da artesã Erica Oliveira, de 32 anos, da Pequerrucha Acessórios Católicos. Ela conquista a internet com suas naninhas, almofadas e arte que explicam sobre a fé para os pequenos e hoje conta sobre sua trajetória. Erica sempre costurou, aprendendo o ofício ainda criança na fábrica de bolsas promocionais de seu pai, em Águas de Lindoia. Casada com o socorrense Alessandro Aparecido de Oliveira, ela veio para a cidade em 2010 e tem quatro filhos, sendo eles sua maior inspiração.
Seu carro-chefe são as naninhas de santinhos com oração e os quadros personalizados. Além deles, também há variações de tamanho e personalizações para eventos, como aniversários, batizados, lembranças de paróquias.
“Como o processo de produção depende da criatividade, sempre surgem novidades”, comenta ela. “O nome Pequerrucha é uma forma de dizer que algo pequeno é belo, importante. É exatamente esse sentido que gosto de dar: mesmo sendo pequeno, é notado e a beleza encanta. Os acessórios católicos são belos e podem, a princípio, parecer supérfluos. Mas eles trazem uma importância sobrenatural, que só é percebida no cotidiano”, diz Erica que iniciou no patchwork em 2013, para se curar da depressão pós-parto após o nascimento de sua primeira filha.
No começo, ela participou de feiras, do Espaço do Artesanato e já vendia pela internet. Em 2019, já com o nome Pequerrucha, ela passou a encantar seus mais de três mil seguidores, sendo seu Instagram sua principal fonte de negócio. Para o Natal de 2021, a grande novidade foi o presépio em tecido, que se tornou a alegria das crianças; pois elas puderam manusear e contar a história do Natal como um teatro e também trouxe tranquilidade aos pais, que puderam mantê-las longes dos presépios de resina e gesso.
Erica reforça que, para 2022, já estão em produção as lembranças para sacramentos, eventos em geral e também um kit especial, mas chega de spoiler! “Atualmente, 90% dos meus clientes vem pelo Instagram e por lá atendemos todo o Brasil. Neste ano, enviamos para 23 estados do Brasil, além dos Estados Unidos e Uruguai. Meu público é ainda mais restrito, mas aprendi nesses últimos dois anos o quão importante é apresentar, desde o início da vida, acessórios que dão sentido àquilo que você acredita”, revela Erica.
“Quero agradecer, de modo muito especial à minha família. Meu esposo, que compreende a importância e que acompanha o meu trabalho e me incentiva a continuar. Os meus filhos são inspirações. Através deles, eu tive o desejo de levar às famílias a oportunidade de conhecer um pouco mais a fé católica, através da vida dos santos, das lembranças e da decoração dos lares”, finaliza a artesã.
Siga no Instagram @pequerrucha.acessorios e fique por dentro de todas as novidades.