Terá início nesta semana uma campanha entre Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer de Socorro e Santa Casa de Misericórdia de Socorro – Hospital Dr Renato Silva que proporcionará uma série de exames de mamografia gratuitas para a população.

Henriqueta Paiva e Sirlene Marcon Rovesta, presidente e vice-presidente da APFCCS, estiveram na redação do Jornal O Município para dar detalhes sobre a campanha, que será custeada pela própria Associação, com o hospital oferecendo o preço de custo para a realização dos exames.

“A população ajudou muito a nossa Festa da Marechal deste ano, com trabalho, doações, PIX e, agora, com parte desse valor retribuiremos a ajuda para essas mulheres que estão na fila pelos exames”, contam elas.

Tradicionalmente, os valores arrecadados com a festa são destinados a atendimento de pessoas que passam por tratamento de câncer. Neste caso, os exames irão auxiliar na prevenção e possível diagnóstico precoce, que pode salvar uma vida!

A princípio, serão realizadas 100 mamografias, sendo 20 por semana, entre os meses de novembro e dezembro, podendo ser prorrogado, conforme a demanda.

Para se candidatar a vagas, as mulheres devem ter mais de 40 anos, pedido médico e comparecer, munidas de documentos, a sede da APFCC, à Rua Marechal Floriano Peixoto, 288, Centro, de segunda a sexta, das 13h30 às 16h30, para agendamento prévio. Mais informações poderão ser obtidas no local.

“Atendimento só é possível porque temos grande colaboração da população”; saiba como funciona o trabalho da APFCCS

A Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer de Socorro vem, por meio deste jornal, falar um pouco dos seus 64 anos de história em Socorro.

A Associação foi fundada em 13/06/1958 por senhoras da cidade e filiada à Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer de São Paulo, para a qual enviava recursos para as voluntárias e também para o Hospital do Câncer. Também através das voluntárias, encaminhava os pacientes com câncer para fazerem o tratamento naquele hospital.

Posteriormente, houve uma nova orientação com o desligamento da Associação de São Paulo e também do Hospital do Câncer. Então as Associações das cidades do interior de São Paulo ficaram independentes e cada uma passou a fazer a sua programação.
Nós, da APFCC de Socorro, optamos para ajudar os pacientes da seguinte forma: ele passam pelo atendimento local: Hospital, Postos de Saúde, SUS, etc e são encaminhados para Barretos, Unicamp, São Paulo, Bragança Paulista etc. Após voltarem com a receita e as orientações médicas, a Associação vai fazer a retaguarda do tratamento. Recebem então autorização para a retirada do remédio na farmácia indicada por nós, cesta básica diferenciada para cada caso, fraldas, suplementos alimentares, leite, e auxílio em viagens ou exames.

Recebem ainda a visita da Assistente Social e Nutricionista para melhor orientá-los caso a caso e também da Psicóloga quando, ao receber o exame, houver necessidade desse apoio ao paciente ou à família.

Esse atendimento que fazemos só é possível porque temos a grande colaboração da população de Socorro, tanto nas Festas da Marechal, como em todas as campanhas que fazemos.

E em alusão ao Outubro Rosa, quando é feita a Campanha de Prevenção e Tratamento do Câncer de Mama, que para nós se estenderá até Novembro, faremos a nossa campanha. E assim iremos retribuir à população de Socorro toda a ajuda que sempre recebemos, proporcionando às mulheres o exame de mamografia.

Esse exame será feito na Santa Casa e será completo porque havendo necessidade de complementação, o médico que fizer o laudo já fará também o pedido da ultrassonografia.

Esse exame será gratuito. É o agradecimento da nossa Associação à população de Socorro!

Lembrando sempre a todos a importância que existe na prevenção de doenças. É muito mais fácil e rápido prevenir do que tratar.
Essa é a APFCC de Socorro cuidando, tanto da prevenção, como do tratamento dos pacientes com câncer.