O Lar Dom Bosco lançou, recentemente, o projeto Amigos do Lar, por meio do qual a instituição recebe mensalmente uma doação de forma recorrente, durante todo o ano.
“Quando estávamos à frente do grupo Desenvolve Socorro, arrecadávamos um dinheiro com os participantes para fazer uma ação de fim de ano, e o Lar Dom Bosco sempre esteve entre as instituições que colaborávamos”, lembra Bruno Faria, um dos idealizadores. “Até que um dia, conversando com a Cássia Frattini, fomos informados de que, em datas específicas o lar sempre pode contar com muitas doações, porém, ao longo do ano, falta ajuda e eles passam por muitas dificuldades para equilibrar as contas”, completou.
Uma das soluções buscadas pela diretoria do Lar para ajudar com a arrecadação ao longo do ano, foi o tradicional carnê de doação, por meio do qual, uma pessoa visitaria mensalmente os contribuintes para receber. “No entanto, o recebimento do dinheiro ficava dependendo do cobrador, da disponibilidade dele em sair em busca das doações, o que era uma dificuldade no caso de chuva. Acabava que não era uma solução muito eficiente”, conta o empresário Henrique Fruchi que, ao lado de Bruno, foi em busca de algo que pudesse ajudar a instituição.
“Foi aí que veio a ideia da doação recorrente, por meio da qual o contribuinte doa uma quantia mínima por mês – mais barato que qualquer streaming que assinamos hoje em dia, sem prejudicar o limite do cartão. Exatamente da mesma forma que os aplicativos fazem com os seus clientes”, enfatizou Henrique.
Os empresários deram início ao projeto e foram em busca de outros parceiros, como Santhiago Souza, na criação do site; Baobá Audiovisual, que foi responsável pela criação do vídeo de lançamento; e agência LLCAVALLI, que passou a gerenciar as redes sociais do Lar Dom Bosco e divulgar as suas ações.
O site e o vídeo de divulgação já foram lançados. Dentro da plataforma o contribuinte escolhe o tipo de doação que quer fazer de R$ 10 a R$ 100, de forma pontual ou recorrente. Segundo a presidente do Lar Dom Bosco, Eduarda Peretto, as doações do site serão somadas às dos carnês e contribuirão para ações mais assertivas e até mesmo de longo prazo.
“Não vamos parar com carnês, pois ainda temos muitos doadores que utilizam esta forma e gostam de doar assim. Mas o site com certeza vem para somar e também nos dar uma segurança com relação à quantidade exata que vai entrar, dando a oportunidade de realizarmos projetos contínuos, honrando o compromisso com o dinheiro doado”, afirma.
“Além disso, através do site, poderemos fazer uma prestação de contas de todo o dinheiro que entra. Desta forma, quem contribuir, além de conhecer os nossos projetos saberá para onde a doação será destinada”, completa ela.
“Não espere apenas as datas comemorativas para colaborar. As necessidades do Lar Dom Bosco surgem durante um ano inteiro. Colabore com esta instituição que ajuda tanto e faz um trabalho muito importante para as nossas crianças e adolescentes. Uma doação que custa menos que uma mensalidade de Netflix e com certeza irá impactar na vida de muitas pessoas”, conclui o proprietário da Drogaria Total.