Emoção, alegria e boas lembranças. Foi inaugurada a Enfermaria Oncológica “Cacilda Tassara Zucato e Arminda Gusson Zuccato (Dona Nega)”, no dia 18 de junho de 2022, na Santa Casa de Misericórdia de Socorro.

A nova ala da enfermaria de cuidados paliativos é uma obra fruto do amor dos filhos Wellington, Otávio, Christina e Ramiro pela sua mãe, d. Nega e do amor de um marido, Ramiro e seus filhos Pedro e João Paulo por sua esposa e mãe Cacilda. A ampla sala conta com banheiro e três leitos totalmente equipados.

Em nome das famílias, Adriana Accordi Tassara Kolimbrowskey, irmã de Cacilda, agradeceu pelas homenagens e presença de todos: familiares, amigos, gestores, e dos músicos do Conservatório que apresentaram um repertório especial para o momento.

A Enfermaria Oncológica nasceu de um pedido especial da Cacilda ao seu marido Ramiro, quando passou pela experiência de ser uma paciente de cuidados paliativos. Cacilda sabia o quão importante era para as famílias passarem por essa fase com acolhimento e dignidade. Aliado a isso, a inspiração do coração bondoso da d. Nega, que passou pelo mesmo atendimento médico de excelência, sempre se compadecendo do sofrimento humano, principalmente dos mais humildes.

“O exemplo de como viveram com alegria e amor ao próximo nos ensinaram que a caridade é mais que uma virtude. É uma necessidade!  Assim, desejamos que este gesto seja a inspiração para outras doações, e que façamos nessa enfermaria do SUS uma ala inteira com o mesmo padrão para todos que necessitem. Deus abençoe essa Santa Casa!”, encerrou Adriana.

Em nome do provedor da Santa Casa José Giomo, o tesoureiro André Orlandi Marchese ressaltou a importância da iniciativa e agradeceu a parceria. “Nossa Santa Casa sente-se honrada em receber esses equipamentos que serão muito importantes para cumprirmos nossa missão, que é salvar vidas e dar atendimento digno e humanizado”, disse ele.

Para o vice prefeito Henrique Cezar, esse é um momento muito especial para a administração pública, que enfrenta desafios diários com a saúde. Gestos assim são motivadores! “Com essa união é possível continuar acolhendo bem. Só tem uma palavra: que é gratidão!”, encerrou.

Gesto nobre

Quando não existem mais recursos de cura da doença, o que caminho é aliviar o sofrimento.  O anúncio da doação foi feito no dia 20 de novembro do ano passado, data do aniversário de Cacilda, no Cine Cavalieri Orlandi. Na ocasião, foi exibido para familiares e amigos o filme “A menina que roubava sorrisos”, numa celebração ao legado de amor e alegria deixado pela mãe do Pedro e do João Paulo, falecida em 13 de novembro de 2020. 

O marido Ramiro Zuccato Filho conta que pensaram em várias formas de ajudar e, em contato com os irmãos se dispuseram a colaborar com a Santa Casa de Socorro, numa homenagem extensiva a mãe Arminda, falecida em 12 de agosto de 2021.